O novo smartwatch Huawei Watch 5 é o primeiro com a nova tecnologia multissensorial X-TAP e pode medir sete indicadores de saúde só com um toque da ponta do dedo (e a ajuda de mais alguns sensores). Com isso produz um relatório integrado que ajuda a manter debaixo de olho alguns dos principais fatores de risco, como verificámos durante os primeiros testes.

A integração de sensores nos smartwatches continua a evoluir de forma rápida e em muitos casos s "promessas" de monitorização de dados de saúde geram alguma desconfiança. Afinal, devo mesmo confiar nestes equipamentos em vez de continuar a fazer a medição dos indicadores noutros aparelhos médicos? A resposta é sim e não.

A ideia não é mesmo substituir, mas complementar, e ainda que as medições possam não ser tão precisas como as de outros aparelhos médicos, ajudam a perceber as variações que são importantes para controlar indicadores como o ritmo cardíaco ou o nível do oxigénio.

No Watch 5 a Huawei adicionou mais um botão ao relógio, que se torna muito fácil de usar. É só encostar o dedo e em cerca de um minuto pode avaliar o estado de saúde. Convém estar num local sossegado, até porque é preciso tossir durante 15 segundos e isso pode assustar as pessoas à volta. No final tem um relatório que aponta imediatamente possíveis "anomalias" e diferenças em relação ao último teste.

Veja as imagens

No meu caso a "anomalia" é a pressão arterial, mais elevada do que devia, mas também percebi que devia mudar de lentes porque as letras no ecrã são pequenas para conseguir ler tudo de forma eficiente.

Ritmo cardíaco, pressão arterial, nível de oxigénio no sangue, temperatura da pele, stress, ritmo sinusal (ECG), deteção de rigidez arterial e visão geral respiratória fazem parte do relatório que pode ver no relógio mas também no smartphone, na aplicação Huawei Health. Este documento pode ser exportado e apresentado ao médico na próxima consulta.

Claro que não será algo para fazer a todas as horas (mesmo se for hipocondríaco) mas se calhar todos os dias, numa avaliação que demora pouco tempo e nos pode tornar mais conscientes dos sinais de saúde.

Design elegante e cuidado

Embora os indicadores de saúde sejam o principal destaque o Huawei Watch 5, este continua a ter todas as funcionalidades de um relógio inteligente, com a possibilidade de receber notificações e mensagens, fazer e receber chamadas (mesmo sem o smartphone através de um eSIM), e medir indicadores de sono e o exercício físico, com 100 modos para diferentes atividades e mapas de 15 mil campos de golf.

Ainda não explorei muito a parte do exercício físico e sobretudo dos muitos modos de desporto, com pouco tempo livre para mais do que percorrer os aeroportos e longos corredores do hotel, aproveitando para subir e descer escadas sempre que possível. Mesmo assim fica o registo de passos e movimento, que a Huawei também está a melhorar com os novos "anéis de atividades".

Huawei Watch 5 - Primeiras impressões
Huawei Watch 5 - Primeiras impressões créditos: SAPO TEK

O design elegante e os materiais usados no Watch 5 tornam o smartwatch agradável ao toque, e o tamanho de 42 mm é bem vindo, especialmente para os pulsos das mulheres onde as dimensões dos relógios de 46mm acabam por ser excessivas. O modelo que testámos é o Watch 5 bege e a coroa tem um tom dourado que combina com tudo, um ecrã agradavelmente arredondado e uma pulseira bonita e confortável. Os botões são uma ajuda útil porque confesso que normalmente tenho algum tempo de habituação aos interfaces só de toque.

Aqui o Watch 5 tem também uma novidade, o controle de algumas funções com gestos reconhecidos pelos sensores. Dois toques das pontas do indicador e polegar podem suspender uma chamada ou notificação, e há ainda um deslizar que pode por a musica a tocar mas ainda não consegui acertar com o tempo, ou movimento, certo.

Veja o vídeo:

Configuração e bateria ainda em experimentação

O Huawei Watch 5 usa o sistema operativo da marca, o HarmonyOS, e para quem não tem ainda a aplicação Huawei Health há sempre os momentos iniciais de configuração que podem gerar algum desconforto. É preciso descarregar um ficheiro para a instalar, já que não está nas lojas de aplicações para Android e iOS, mas o processo (com os vários alertas também para as notificações) é fácil e rápido, e depois do setup inicial tudo funciona na perfeição.

A bateria é também outro dos pontos positivos. Já carreguei o Watch 5 há dois dias e embora a utilização só tenha pouco mais de 24 horas a bateria ainda vai a menos de metade, só com o modo "normal", o que é simpático. Os novos relógios têm um modo de autonomia prolongada que pode ir até 7 dias, mas ainda não cheguei a ativá-lo. Segundo a Huawei o carregamento rápido pode repor totalmente a bateria em 60 minutos.

Huawei Watch 5 - Primeiras impressões
Huawei Watch 5 - Primeiras impressões créditos: SAPO TEK

Uma consideração ainda para a integração de um eSIM que permite fazer e atender chamadas sem precisar de ter o smartphone, o que ainda não testei, e a possibilidade de usar o smartwatch para pagamentos, mas com uma wallet diferente da do Android ou iOS que tem de ser instalada e configurada.

Para primeiras impressões a avaliação do Watch 5 é para já muito positiva, com destaque para a elegância do relógio e as funcionalidades de saúde, mas ainda vamos continuar a explorar o resto das características e os modos desportivos para avaliar o desempenho.

O Huawei Watch 5 já está à venda nas lojas da Huawei e chega aos retalhistas no final do mês com preços a partir de 449 euros  no modelo branco ou preço. O beje que testámos custa 549 euros mas há ainda um em titânio dourado que tem um  preço de venda a público de 649 euros. No lançamento a Huawei oferece os auriculares FreeBuds 6i e uma bracelete.