O Apps for Good Portugal, o programa educativo que incentiva os jovens a usar tecnologia para resolver os problemas da sociedade, foi reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o Prémio Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores.
Na entrega do prémio a 5 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial do Professor, em Paris, a UNESCO reconheceu a abordagem do programa promovido pelo CDI Portugal para ajudar os professores a melhorar o seu desempenho, homenageando-o por ser uma iniciativa que impulsiona os princípios para a educação tecnológica e inclusiva que são defendidos por todas as organizações que querem um melhor modelo de educação para o futuro.
Para João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, citado em comunicado, o prémio é o reconhecimento de todo o trabalho que tem vindo a ser feito, assim como do esforço, “da resiliência e da inteligência dos professores e alunos portugueses, especialmente neste momento extremamente complicado que atravessamos”.
O Prémio Hamdan bin Rashid Al-Maktoum da UNESCO foi criado em 2008, sendo concedido a cada dois anos, e tem como objetivo apoiar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em todo o mundo, dando prioridade aos países em desenvolvimento e às comunidades marginalizadas e desfavorecidas.
Atualmente na sua 7ª edição, o Apps for Good Portugal já chegou a 1.133 professores portugueses e compromete-se a fazer crescer uma nova geração de jovens empreendedores sociais e tecnológicos, tudo tendo em vista a redução do fosso digital dos professores e dos alunos.
Recorde-se que, na edição de 2020 do Apps for Good Portugal foram atribuídos ao todo 11 prémios. A SandSpace, a app criada pelos jovens do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que indica os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, venceu o primeiro lugar na categoria do ensino secundário e ainda o Prémio Tecnológico atribuído pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).
Já na categoria do ensino básico, o primeiro lugar foi alcançado pela Plastic Free World, a app desenvolvida por alunos da Escola B.S. Levante da Maia que disponibiliza dicas simples e práticas para a redução do uso de plástico. A aplicação ganhou também o Prémio do Público.
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