
Um novo estudo, realizado pela Randstad, revela que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, assim como a progressão de carreira, são dos fatores mais valorizados por quem está à procura de emprego no sector da tecnologia.
De acordo com o estudo, o sector das TI, considerado o mais atrativo no Randstad Employer Brand Research 2023, também apresenta vários desafios, em particular, um abrandamento no crescimento, que se verificou no final de 2022 e início de 2023. Este abrandamento fez-se sentir com mais força na área das grandes tecnologias após a pandemia de COVID-19.
Apesar das mudanças que se fazem sentir no sector, o estudo indica que as necessidades dos profissionais não sofreram alterações significativas, com apenas uma exceção entre os cinco principais factores. A saúde financeira do empregador ideal passou do sexto para o quarto lugar, algo que pode ser atribuído à instabilidade registada no setor no início do ano.
As necessidades de quem trabalha na área de TI são semelhantes às do profissional médio global. Embora sejam descritos como ligeiramente menos exigentes, foram identificadas as mesmas preocupações: salário e benefícios, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e progressão na carreira.
A procura por uma melhoria no equilíbrio entre vida profissional e pessoal é a principal razão, por parte dos colaboradores do setor, para abandonar um empregador. O estudo dá também a conhecer que o impacto do teletrabalho neste equilíbrio é um factor menos significativo para os profissionais de TI em comparação com a média dos restantes profissionais.
Tendo em conta a elevada competição por competências tecnológicas, a incapacidade de satisfazer as necessidades em matéria de salário e benefícios, a ausência de progressão de carreira e de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal poderão resultar em maior rotatividade, realça o estudo.
Deste modo, o salário e benefícios; o equilíbrio entre vida profissional e pessoal; a segurança no trabalho; a saúde financeira e a progressão de carreira são os cinco principais motivos que levam os colaboradores a valorizar um empregador.
Olhando por região, é na Europa e na América Latina onde se verifica uma maior valorização do fator salário e benefícios, seguindo-se o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Já na América no Norte, este equilíbrio ocupa o primeiro lugar e, na região Ásia-Pacífico há uma maior preocupação com segurança no emprego a longo prazo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Drones integrados em automóveis elétricos? DJI e BYD já testam tecnologia na China -
App do dia
Tapestry é uma app para ter tudo o que gosta num só lugar -
Site do dia
Jogo online ensina como pequenas escolhas podem impactar saúde e ambiente até 2050 -
How to TEK
Tem o Instagram inundado de posts de contas que não segue? Ponha as sugestões em pausa
Comentários