O anúncio foi feito em novembro, no encerramento da última edição da AWE USA 2021, confirmando o regresso à Europa e a localização da conferência em Lisboa. Ainda não há muitos pormenores mas a data está marcada para os dias 20 e 21 de outubro de 2022.

A AWE é uma das maiores conferências sobre tecnologias imersivas e já se realiza desde 2010, sendo uma referência no ecossistemas de XR (XReality). "Desde 2010 mais de 5 mil empresas e 60 mil profissionais confiaram na AWE para se ligarem, aprenderem e fazerem crescer o seu negócio", adianta a empresa no seu site.

Anesio Neto, co-presidente do capítulo português da VRARA, uma associação dedicada à realidade virtual e realidade aumentada, explicou ao SAPO TEK que "a vinda pela primeira vez a Portugal de uma das maiores conferências de tecnologias imersivas, a AWE, reforça que somos um excelente hub de negócios e que cada vez mais empresas e profissionais do nosso ecossistema terão destaque no mercado mundial".

O ecossistema de AR/VR em Portugal está a crescer, com a criação de startups, projetos dentro de empresas e também com a fixação em Portugal de estúdios nesta área. "De acordo com o relatório do ecossistema lançado pela VR/AR Association Portugal este ano, existem mais de 100 empresas envolvidas em projetos nacionais e internacionais que terão um impacto brutal com essa conferência. É uma das melhores possibilidades de apresentar seus conteúdos e serviços aos visitantes de todo o mundo", adianta Anesio Neto.

Com a disponibilidade das redes 5G em Portugal, o especialista em XR lembra que "as empresas que desenvolvem conteúdos, experiências e serviços com uso de Realidade Aumentada poderão ter ainda maior destaque durante a conferência e Portugal poderá servir de palco para experiências de empresas de todo o mundo!".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.