
A Olimpíada da Ciência da União Europeia 2018 (EUSO) foi a 16ª edição da competição e contou com a participação de duas equipas portuguesas que trouxeram de Liubliana, na Eslovénia, as medalhas de ouro e bronze.
“O resultado obtido pelas duas equipas presentes na competição é motivo de orgulho e reflexo do empenho e do trabalho de todos os envolvidos”, revelou o Ministério da Educação (ME) em comunicado, felicitando os vencedores.

A equipa vencedora da medalha de ouro era constituída pelos alunos Armando Teixeira (Escola Secundária de Ermesinde), Diogo Nogueira (Escola Básica e Secundária Vale do Tamel - Lijó - Barcelos), e Marco António Ribeiro (Externato Delfim Ferreira, Riba D´Ave - Vila Nova de Famalicão).
Também Afonso Mesquita (Escola Secundária Quinta das Palmeiras – Covilhã), Kévin Pucci (Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Chaves), e Diogo Jacinto (Colégio Miramar - Lagoa – Mafra) conseguiram uma boa prestação nas provas, trazendo para Portugal o bronze.
Portugal participou pela 10ª vez nesta competição, que em 2018 contou com a participação de 24 países e 52 equipas, e que tem por objetivo "estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes, que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os estados-membros da União Europeia".
A participação portuguesa foi assegurada pela Direção-Geral da Educação, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química e Ordem dos Biólogos.
Em 2017, uma equipa de alunos portugueses do ensino secundário ganhou uma medalha de prata na Olimpíada da Ciência da União Europeia em Copenhaga. A competição do próximo ano vai ter lugar em Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Spendid: uma app para descomplicar as contas do mês a qualquer hora, em qualquer lugar -
Site do dia
Coffee Chat AI pode dar uma ajuda extra no primeiro café. Pessoal ou profissional -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários