Será lançada online esta terça-feira, dia 20, a plataforma Knowledge Centre on Earth Observation (KCEO), que vai ajudar à criação e implementação de políticas públicas, assim como a produção de produtos e serviços que tenham por base os dados recolhidos por diversas entidades e metodologias de observação da Terra. A plataforma vai funcionar em articulação com o Programa Copernicus, o satélite europeu de observação do planeta.

Sentinel-6 da constelação Copernicus será lançado ao espaço este sábado
Sentinel-6 da constelação Copernicus será lançado ao espaço este sábado
Ver artigo

O novo centro vai reunir conhecimento e diversos especialistas da Comissão Europeia, assim como entidades exteriores que apostem no cumprimento das prioridades europeias, em especial nos compromissos do Pacto Ecológico Europeu e a transição digital no espaço europeu. É referido que a plataforma será dinâmica e inclusiva, que ajudará a traduzir as necessidades políticas em requisitos técnicos, assim como oferecer uma rede para os utilizadores da Earth Observation tanto da Comissão europeia, como de fora, para melhor compreender o regulamento da União Europeia.

A Comissão Europeia diz que a Observação da Terra é uma poderosa ferramenta para monitorizar a saúde do planeta, e graças aos dados de programas como o Copernicus, são obtidas informações que suportam as políticas da União Europeia. É ainda referido que existe uma maior necessidade de maximizar as vantagens da observação do planeta nos produtos e serviços, assim como obter melhores evidências que sirvam na base das regulações, sobretudo no Acordo Verde Europeu e preparar a Europa para a Era Digital.

O KCEO vai também agilizar um fórum para o diálogo com as entidades de implementação associadas ao Copernicus, assim como ajudar a priorizar futuros investimentos em investigações da próxima geração do Earth Observation e o Copernicus 2.0.

Agência Espacial Europeia recorda as grandes conquistas de 2020 em imagens e vídeo
Agência Espacial Europeia recorda as grandes conquistas de 2020 em imagens e vídeo
Ver artigo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.