Apesar dos novos desafios causados pela pandemia de COVID-19, a Talkdesk fechou o ano de 2020 com um total de 1.400 colaboradores, tendo contratado 500 pessoas em Portugal ao longo do ano. Agora, o “unicórnio” com ADN português revela que quer contratar mais 500 colaboradores em 2021.

Em comunicado, a empresa explica que a crise de saúde pública a forçou a migrar todos os seus colaboradores dos escritórios para as suas casas em março do ano passado. No entanto, os objetivos de recrutamento mantêm-se com vagas em áreas como Investigação e Desenvolvimento, Vendas e Account Management, Gestão de Projetos e Programas, Marketing, Costumer Service, Gestão Financeira e Contabilidade, Recursos Humanos, e ainda IT Support.

Entre os planos para 2021 está ainda o lançamento do escritório do futuro, para garantir um espaço físico de ligação tecnológica que funcionará como ponto de encontro para todos os colaboradores e permitirá um modelo “híbrido” em que cada um escolherá de onde trabalhar.

Com novas metas de crescimento no horizonte, os seus modelos de contratação e atração de talento também se adaptaram à pandemia e passaram a ser 100% remotos. Entre as medidas implementadas destacam-se novas sessões de formação virtuais, a criação de conteúdos mais dinâmicos e que evitem a fadiga digital, além de momentos de integração cultural. A empresa investiu ainda em vários programas de integração de talento em parceria com a academia, tendo recebido 75 estudantes no programa Tech Dojo.

“2020 foi um ano bastante atípico a nível global, mas a nossa capacidade de resposta rápida mostrou que a digitalização não só é o futuro, como uma realidade iminente”, afirma Marco Costa, diretor geral e vice-presidente de desenvolvimento corporativo internacional da Talkdesk. O responsável acrescenta que, durante a pandemia, a empresa teve “readaptar muitas frentes, principalmente ao nível da cultura da empresa”.

A nova forma de trabalhar em modo 100% remoto permitiu também que se juntassem à empresa pessoas de diferentes regiões, que podem agora trabalhar a partir desses mesmos locais: além de Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro, a tecnológica procura talento em Braga, Guimarães, Leiria, Viseu, Vila Real, Castelo Branco, Évora, Faro, Açores e Madeira.

Além disso, a Talkdesk indica que a adaptação ao “novo normal” trouxe novos benefícios e dinâmicas para colaboradores, como certificações de competências, “no meeting days”, serviços de apoio à saúde mental e incentivo à atividade física, assim como outras medidas que visam garantir um maior acompanhamento de todas as equipas.