A Semana Internacional do Acesso Aberto ocorre ao longo dos próximos cinco dias e é uma iniciativa que envolve a comunidade científica bem como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em representação do Governo.

Este ano decorre com o tema “Open Access in Action” e é promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition, uma aliança científica internacional que atua em prol da disseminação do Conhecimento.

O objetivo é consciencializar a sociedade civil e a comunidade científica para as mais-valias de um acesso livre ao Conhecimento, como motor da investigação, da sua qualidade e do seu caráter inovador.

Informações oficiais indicam que o MCTES está a trabalhar no desenvolvimento e aplicação de uma Política Nacional de Ciência Aberta (PNCA), cujo propósito é abrir o conhecimento a todas as camadas da sociedade.

A implementação da PNCA será estudada por um grupo de trabalho interministerial compreendido no seio da Resolução nº 21/2016, publicada no Diário da República, através da qual o Governo de Portugal afirma que o conhecimento é "uma condição determinante para a promoção do desenvolvimento e do bem-estar, considerando o acesso à sua fruição um direito inalienável de todos os portugueses”.

A partir de hoje e até dia 30, vão realizar-se várias atividades imbuídas do espírito desta Semana Internacional do Acesso Aberto, como conferências e sessões de esclarecimento. EM algumas destas atividades pode contar-se com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado do mesmo departamento.

O MCTES lançou também o site Ciência Aberta, no qual fornece informações acerca deste projeto, as suas ambições e os seus impactos na sociedade.