Normalmente, associamos a inovação tecnológica em geral aos smartphones, aos computadores, aos automóveis… Mas já reparou que também em casa, em plenas tarefas domésticas, é quase sempre a tecnologia que nos “salva” ou facilita a “missão”. É um facto que as várias marcas de pequenos e grandes eletrodomésticos continuam a investir no desenvolvimento de novas formas de inovar, permitindo-nos poupar tempo e esforço em praticamente tudo o que fazemos em casa. E há outros “truques” à espreita…

Um desses aspectos está relacionado, inevitavelmente, com a inteligência artificial. As principais multinacionais tecnológicas têm já em funcionamento este tipo de plataformas inteligentes nos smartphones e nas respetivas câmaras, bem como nos televisores e nas redes domésticas, por exemplo. O objetivo passa por assimilar e entender os nossos hábitos de utilização e assim ajudar a prever cada situação, facilitando-nos a vida.

Assim, pouco falta para termos a IA em pleno a ajudar-nos na lida de casa, com uma integração completa com o smartphone e com outros equipamentos eletrónicos que usamos em casa e na rua. A LG é uma das marcas que planeia disponibilizar em breve um ecossistema inteligente do género, mas várias outras estão também a trabalhar neste sentido. Veja-se a forma com a Xiaomi também persegue estas metas.

Mas, no fundo, há muito que a tecnologia faz parte das nossas tarefas domésticas, marcando presença nos mais variados eletrodomésticos. A grande diferença, hoje, é o modo mais ou menos digital como estes aparelhos executam os diferentes procedimentos e permitem gerir comandos, funcionalidades e informações.

Na galeria apresentada mencionamos e exemplificamos cinco tipos de eletrodomésticos que têm marcado esta evolução, de certa forma, sabendo que há vários outros que o fazem do mesmo modo, tal como até vamos dando conta aqui pelo TEK, como não podia deixar de ser. Máquinas de café, máquinas de fazer pão, micro-ondas… A tecnologia está em todo o lado, inevitavelmente, e é natural que desejemos controlar todos estes dispositivos à distância e com a ajuda dos nossos smartphones, certo?

É exemplo disso mesmo um sistema de ar condicionado que podemos colocar em funcionamento vários minutos antes de chegarmos a casa através de uma app móvel pensada para o efeito, tal como é possível fazer com os mais evoluídos robots-aspiradores, uma categoria que deixámos propositadamente de lado na nossa galeria deste artigo, visto que vimos recentemente um bom lote de sugestões do género.

O mesmo acontece com os robots de cozinha e as máquinas de lavar roupa, apesar de estarem no lote de equipamentos aqui referidos, que aproveitam já bastante do que podemos ter acesso em termos de funcionalidades através do smartphone e com integração total no nosso ecossistema caseiro. Estão reunidas condições para que, acreditamos nós, o próximo grande passo seja conseguirmos controlar um grande conjunto de eletrodomésticos com colunas inteligentes e assistentes virtuais com o Google Home e o Amazon Alexa, por exemplo.

Para já, no entanto, acompanhe os cinco tipos de equipamento doméstico que temos no conjunto acima e prepare-se para ver a sua casa repleta de tecnologia “unificada”. O futuro assim o exige…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.