A App Annie, empresa norte-americana de business intelligence, publicou um novo relatório que dá a conhecer as aplicações mais descarregadas e as aplicações mais rentáveis na Google Play. A análise foi feita com base em resultados de janeiro de 2012 a março de 2016 e confirma o que já se sabia: é o Facebook quem domina. 

Aliás, o domínio da empresa de Mark Zuckerberg não se fica pelo Facebook. Do top 10 das apps mais descarregadas, os primeiros quatro lugares pertencem à gigante tecnológica; WhatsApp, Messenger e Instagram, seguem, por esta ordem, o primeiro lugar.

No entanto, apesar de se conseguirem posicionar nos lugares cimeiros do ranking dos downloads, nenhuma destas aplicações consegue segurar o lugar no topo das aplicações que mais receitas geram. Neste caso, é a aplicação de mensagens LINE a monopolizar o pódio. 

Em comparação, é de notar que as aplicações norte-americanas predominam no ranking das aplicações mais descarregadas (7 em 10), mas são as japonesas que dominam os 10 primeiros lugares das aplicações mais rentáveis (6 em 10). 

Nos jogos, o volume de compras aumenta. De acordo com a App Annie, 90% das receitas geradas naquela loja de aplicações provem dos jogos. Subway Surfers, Candy Crush, Pou, Temple Run 2 e Hill Climb Racing são os mais descarregados. Na lista dos jogos com mais receitas, o Japão volta a dominar com cinco aplicações.

Puzzle & Dragons, Clash of Clans e Monster Strike são os jogos que mais dinheiro movimentam. 

Há que sublinhar, no entanto, que este relatório apenas contabiliza as compras feitas pelos utilizadores na aplicação. Receitas geradas por publicidade, por exemplo, não contam para estas contas.