Dormir bem é fundamental, mas, segundo dados de um novo estudo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), metade dos portugueses têm um sono insatisfatório ou de má qualidade.
O estudo, elaborado através da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP, salienta que 52% dos inquiridos sentem raramente dormem bem, com 75% a dormir menos de 7 horas e 19% a fazê-lo por menos de 6 horas por noite. As dificuldades com o sono são outra das tendências realçadas, entre problemas ao adormecer e ressonar, com 44% a referirem que já tomaram medicação para dormir.
A tecnologia pode ajudar a dormir melhor e, na data em que se assinala o Dia Mundial do Sono, destacamos seis soluções para noites mais tranquilas. Na seleção que reunimos poderá encontrar “treinadores” de sono no pulso, bandas e máscaras, gadgets que ajudam com exercícios de relaxamento e a iluminar o quarto de uma forma mais natural.
Clique nas imagens para ver 6 gadgets que podem ajudar a dormir melhor
Um “treinador” do sono no pulso com o Galaxy Watch5
Hoje a maioria dos relógios inteligentes, e várias pulseiras de fitness, dispõem de funcionalidades que permitem fazer a monitorização do sono, entre equipamentos da Apple, Xiaomi, Garmin, Huawei, OPPO, Fitbit e Samsung.
No caso da fabricante sul-coreana, o Galaxy Watch5 conta também com funcionalidades de monitorização do sono, assim como um “treinador” de pulso para noites mais tranquilas. Como explica a marca, o Sleep Coaching é um programa personalizado de um mês que, depois de monitorizar o sono durante sete dias, lhe atribui um padrão específico, representado por um de oito animais.
Veja o vídeo
Este “treinador” dá aos utilizadores um conjunto de recomendações para os ajudar a definir hábitos mais saudáveis, além de rotinas concebidas para dormirem melhor e de forma mais consistente. A funcionalidade Sleep Coaching também acompanha as atividades diárias, apresentando dicas para uma melhor gestão das mesmas.
Banda Philips SmartSleep Deep Sleep
A banda SmartSleep Deep Sleep é um dos gadgets que fazem parte do leque de soluções da Philips que prometem melhorar o sono. Em 2019, a tecnologia foi selecionada para fazer parte de estudos apoiados pela NASA para avaliar o seu impacto na forma como os astronautas dormem, além das suas funções cognitivas e saúde comportamental.
Esta banda para a cabeça dispõe de sensores que, além de monitorizarem a forma como o utilizador dorme, detectam quando entra numa fase mais profunda do sono, emitindo tons suaves para potenciar o descanso.
Os tons emitidos são personalizados consoante os hábitos do utilizador, graças a um algoritmo próprio. A banda é conectada por Bluetooth à aplicação SleepMapper para smartphone, que mostra dados da monitorização feita durante a noite, apresentando também dicas para hábitos de sono mais saudáveis.
Máscara Beurer SL 60
Ressonar pode ser um dos primeiros sinais de problemas mais graves, como apneia do sono e resolução deste distúrbio passa por um acompanhamento com profissionais de saúde. Mas sabia que existem gadgets que podem ajudar a mitigar o ressonar?
Desenvolvida pela Beurer, a máscara SL 60 está equipada com tecnologia que permite detectar em tempo real quando o utilizador ressona, emitindo vibrações que abrem as vias respiratórias que permitem aliviar esta condição.
A máscara, com suporte a Bluetooth, também monitoriza a forma como o utilizador ressona, apresentando os dados numa aplicação para smartphone, que dispõe de funcionalidades adicionais. O gadget pode ser encontrado, por exemplo, na Amazon, com um preço a partir de 132,05 euros.
Sensor de sono Sleep Analyser da Withings
Os wearables que permitem monitorizar o sono são uma solução útil, mas podem causar desconforto ou incómodo a algumas pessoas. Se este é o seu caso, o sensor de sono Sleep Analyser da Withings pode ser uma opção a considerar.
O sensor é colocado sob o colchão e, enquanto está a dormir, monitoriza e regista em tempo real os batimentos cardíacos, a respiração e os movimentos durante o sono. No que respeita à respiração, o gadget ajuda também a detetar se o utilizador tem condições como apneia do sono.
Todos os dados registados pelo sensor podem ser consultados através de uma aplicação própria para smartphone. O sensor de sono Sleep Analyser da Withings está disponível em Portugal e pode ser encontrado, por exemplo, na Worten, por um preço de 149,99 euros.
Dodow
Existem técnicas de relaxamento, com foco na respiração, que permitem adormecer mais rapidamente. O Dodow é um gadget que ajuda os utilizadores a porem em prática estas técnicas.
Este pequeno gadget é colocado na mesa de cabeceira e, ao ser ativado, emite uma luz azul, que pisca suavemente ao ritmo dos exercícios de respiração, que podem ser programados para 8 ou 20 minutos. Quando os exercícios chegam ao fim, o gadget desliga-se por si próprio. O equipamento está disponível através do website da Dodow, com um preço de 49,90 euros.
Philips Wake-up Light
A iluminação é outro dos fatores importantes a jogo para uma boa noite de sono, mas também ao despertar. Luzes demasiado intensas podem prejudicá-lo e este gadget da Philips permite simular uma iluminação mais natural, seja à hora de ir dormir ou de acordar.
A luz emitida pelo equipamento pode ser ajustada consoante as necessidades do utilizador. Em destaque estão também funcionalidades como exercícios de respiração para que adormeça de forma mais relaxada. A Philips Wake-up Light pode ser encontrada, por exemplo, na Amazon, com um preço de 184,30 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários