Arranca no próximo dia 14 de Fevereiro, segunda-feira, mais uma edição do Mobile World Congress, o grande evento mundial do sector das telecomunicações. Barcelona volta a receber a feira, apoiada num agenda de conferência que leva à cidade catalã alguns dos principais lideres desta indústria e muitos anúncios de novos produtos e serviços.



É o caso da WeDo Technologies. Uma repetente convicta, volta pelo nono ano a Barcelona com um anúncio importante para fazer, de uma nova oferta. Como explica ao TeK Sérgio Silvestre, vice-presidente e responsável de marketing da empresa, "este ano uma das nossas novidades será o lançamento de um produto de revenue assurance para operadores móveis com menos de 1 milhão de subscritores".



O segmento abrange cerca de 200 operadores GSM, que é pouco menos de um terço do mercado total, mas tem as mesmas necessidades que os operadores de maior dimensão e não tinha, até agora, uma oferta "com um custo e tempo de implementação adequados", acrescenta Sérgio Silvestre, que acredita na capacidade da nova oferta para liderar o mercado.



As soluções de revenue assurance ou garantia de negócio são o core da empresa portuguesa, líder mundial desse sector, que desde 2009 cobre com a mesma marca, RAID, também as áreas de gestão de fraude em operadores de telecomunicações. Com outras marcas cobrem-se outras áreas de negócio como a gestão de roaming, gestão de cobranças e gestão de incentivos comerciais para operadores. Todo o catálogo será mostrado e demonstrado em Barcelona nos 25 metros quadrados de exposição assegurados pela empresa.



A presença no evento traduz objectivos de marketing e comerciais.
"Ao longo de nove anos a presença no evento tem garantido novos clientes, novos contactos com parceiros, com jornalistas, com analistas de mercado e obviamente com associações da indústria", destaca Sérgio Silvestre. A experiência das participações consecutivas no certame também permitem à WeDo verificar que "a feira se tem tornado num ponto de encontro de investidores e de outros actores financeiros", o que para uma empresa presente em mais de 15 países é um factor relevante.



É também a internacionalização que leva a Streambow a Barcelona, pela primeira vez, no maior investimento promocional de sempre da empresa.



À feira a empresa vai mostrar as suas soluções de monitorização e diagnóstico de qualidade da experiência de utilizador em redes móveis. A explosão do acesso à Internet nos dispositivos móveis - que numa quarta geração móvel se intensificará - e a possibilidade de estar sempre ligado tem transformado os consumidores em clientes mais exigentes e obrigado os operadores a estarem mais atentos e implementar mecanismos que permitam, rapidamente, detectar as razões de uma eventual degradação da qualidade de serviço.



A plataforma Xperience será a estrela do expositor. Como explica Aníbal Rodrigues, partner da empresa, a plataforma "oferece ao operador, a possibilidade de monitorar um conjunto de indicadores de qualidade de serviço do ponto de vista do cliente".



"A aproximação holística da Streambow combina dados de configuração dos equipamentos com dados provenientes da rede de acesso, disponibilizando ao operador uma visão detalhada da qualidade de serviço prestada na perspectiva do cliente final", continua o mesmo responsável.



Na lista oficial de expositores do Mobile World Congress estão assinaladas ainda mais três presenças portuguesas: A Wit-Software, a NDrive e a PT Inovação. Todas repetentes.



No caso da Wit, Luís Silva explica que 2011 será o ano em que a empresa aposta na mostra de uma maior diversidade de produtos em Barcelona. "É resultado da nossa resposta à crise internacional: a aposta na inovação e diversificação", aqui traduzida num investimento de 30 mil euros.



No expositor em Barcelona, a partir da próxima segunda-feira estarão a mais recente versão da solução de convergência de comunicações móveis e Internet da empresa, um produto compliant com o RCS (Rich-Communication Suite) do GSMA e que tem sido o principal produto de exportação da empresa portuguesa no mercado internacional.



A Wit vai ainda mostrar em Barcelona uma plataforma para o desenvolvimento de TV Widgets que, entre outros atributos, facilita o acesso a serviços como o Facebook, o Twitter ou o YouTube na TV. Na bagagem a empresa também leva uma solução de Single Number Identity, que a empresa quer fazer competir com o Google Voice e uma aplicação para iPad, para apoio ao secretariado de empresas.



Integração com as redes sociais é uma das apostas da NDrive



O investimento da NDrive nesta edição do Mobile World Congress é de 100 mil euros e servirá para mostrar também algumas novidades recentes na oferta da empresa, onde se incluem o novo serviço de informação de trânsito, que agora abrange as principais cidades da América do Norte, Europa e América do Sul.



A parceria com a Weather Central, que permite assegurar informação sobre o estado do tempo com abrangência global, também terá lugar de destaque em Barcelona, assim como a integração da plataforma de navegação com o Facebook e o Foursquare. Por exemplo, na versão 11 do software os utilizadores já poderão partilhar localização e rotas no Facebook, directamente a partir do seu smartphone.



O regresso a Barcelona explica-se, mais uma vez, pela possibilidade de desenvolver novas "parcerias com distribuidores, operadores e marcas que pretendem uma solução de navegação white-lable", diz a empresa, que aponta também como razão da presença "o reforço das parcerias com que temos com as empresas fornecedoras de mapas".



Para além da PT Inovação, que não forneceu em tempo útil informação sobre as principais apostas que faz este ano em Barcelona, estão na feira das comunicações móveis mais duas empresas nacionais. Ambas marcam lugar na final do Mobile Premier Awards.



As 20 empresas finalistas dos prémios terão direito a apresentação num evento paralelo à feira. A Cardmobili e a Bitrzr vão lá estar, como TeK já tinha referido.

Cristina A. Ferreira