Não é novidade nenhuma que os portugueses aderiram fortemente à banda larga móvel e que ligar o portátil para aceder à Internet utilizando o "apêndice" da placa 3G é um hábito que começa a estar enraizado, desvalorizando até muitas vezes o recurso a redes Wi-Fi, apesar das vantagens que estas apresentam em termos de velocidades.

O custo fixo mensal da ligação móvel favorece a ideia de que é mais fácil, rápido e barato usar a rede 3G do que o Wi-Fi e em Portugal isso até pode ser verdade, mas as condições mudam radicalmente no estrangeiro.

Dentro do espaço da Europa os preços são normalmente mais baixos, mas não deixam, ainda assim, de somar-se à assinatura fixa da Internet, já que os planos de preços dos vários operadores nacionais não contemplam o roaming e todo o tráfego "extra" é cobrado adicionalmente.

Fora da Europa os preços assustam qualquer um, chegando a 14,6 euros por megabyte, pelo que antes de recorrer à Internet para navegar em sites, consultar o email ou aceder à página de homebanking é preciso fazer bem as conta e considerar outras alternativas de ligação, como as redes wireless dos hotéis e restaurantes ou mesmo aeroportos.

Antes de embarcar, veja as opções dos três operadores para as ligações de Internet móvel no estrangeiro e as ofertas a nível de pacotes diários e semanais que se afiguram como a melhor opção.

Kanguru da Optimus: informação escondida

É preciso procurar muito para encontrar informação sobre o roaming de dados da Optimus. Mesmo no apoio ao cliente, por telefone, não é fácil chegar aos dados reais, e a informação é de que os preços são "exorbitantes".

No site a Optimus esclarece que as tarifas aplicadas são de 4,2€ por Megabyte na União Europeia e 14,52 euros por megabyte no resto do mundo, sendo a unidade de taxação de 100 KB.

Não há pacotes nem alternativas para ninguém… Será que isso ajuda a afastar os clientes particulares destas opções?

TMN: pacotes diários ou semanal são a melhor escolha

De mais fácil acesso, a utilização de pacotes de roaming diários ou semanais é prescrita pela TMN com a assinatura de serviços de banda larga. Os pacotes têm adesão gratuita e o pacote diário é automaticamente activado aos clientes que tentem fazer uma comunicação de dados nos países da União Europeia - onde estão incluídos as Caraíbas Francesas, Ilha Reunião e Gibraltar), Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça).

Os preços são de 9,90 euros para 10 MBytes no pacote diário e de 49 euros para 60 MBytes no pacote semanal, incluindo ambos também tráfego em redes Wi-Fi com acordos de roaming.

Fora destes pacotes os preços para a União europeia são de 3,5 euros por megabyte, mas para o resto do mundo sobem para 5,8 euros e nas comunicações em barcos e aviões as tarifas são de 14,65 euros por cada mega.

[caption]roaming de dados tmn[/caption]

A TMN tem na sua área de roaming informação sobre o roaming de dados, que inclui uma explicação simples de como fazer a selecção manual de operador no estrangeiro, que poderá ser útil.


Vodafone: todo o roaming em detalhe

A Vodafone tem planos especiais para a utilização de dados em roaming, mas a informação sobre os países contemplados na Zona Gold ou na Zona Standard tem de ser vista ao pormenor e há excepções com operadores em diferentes áreas onde o preço por chegar aos 14 euros por megabyte de dados.

Um dos mais simples e fáceis para quem precisa de um acesso pontual é o Pack Roaming 24 Horas, uma tarifa diária. Aplica-se em todos os operadores dos países da União Europeia, Suíça, Noruega, Liechtenstein, Islândia, além dos Operadores Vodafone em todo o mundo e tem um custo de 14,88 euros e um tráfego máximo de 50 Mbytes.

Para quem pretende um uso mais intensivo estão ainda disponíveis o Pack Roaming 100 MB e o Pack Roaming 300 MB, por preços de 64,46 e 148,76 euros por mês. Depois de ultrapassados os limites de tráfego (de 100 e 300 MBytes, respectivamente), o cliente pagará 0,252 euros por 100 Kbyte, o que resulta em 2,52 euros por megabyte. Este pack só está disponível para a países da Zona Gold, cuja lista pode consultar em pdf, mas onde não estão incluídos alguns dos principais destinos turísticos dos portugueses, como o Brasil.

Em alternativa há ainda o tarifário base, com o roaming na Zona Gold a ser cobrado a 36 cêntimos por megabyte enquanto na zona standard o custo é de 90 cêntimos por megabyte.

A Vodafone nota ainda que há alguns operadores específicos onde a tarifa é de 1,56 euros por 100 Kbytes, o que corresponde ao valor astronómico de 15 euros por megabyte. Nestes estão incluídos a T-Mobile (Croácia), Brasil Telecom (Brasil), Austrália (Telstra), AT&T e M3 Wireless (Bermuda), kCell (Cazaquistão), Comcel (Colômbia), CSL, Hutchinson e New World (Hong Kong), Bharti (Índia), Cellcom (Israel), Zain (Jordânia e Kuwait), AIS (Tailândia), CTM (Macau) e On Air (Aviões).

Também o tarifário pré-pago Vita Net permite roaming em 18 países, sendo que cada 20 MB de tráfego em Roaming é cobrado a 10 Euros, um valor que é debitado no saldo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Agora que já conhece melhor os preços, vale a pena considerar bem os acessos Internet que faz nas redes móveis, livrando-se de surpresas desagradáveis nas facturas quando regressar…

Fátima Caçador