No passado dia 15 de novembro o serviço Xbox Live, associado à consola de jogos da Microsoft, assinalou o seu 10º ano de vida. A plataforma estreou-se nos Estados Unidos, mas foi sendo alargada a outros países e hoje cobre 41 geografias e é usada por mais de 40 milhões de jogadores.



Estreou-se com uma geração anterior da consola, mas atualizou-se em 2005 para receber a Xbox 360. Na data de lançamento foram prometidos - e mais tarde lançados - 50 títulos para lançar via Live até final do ano seguinte, conteúdos acessíveis aos utilizadores da versão paga, claro.



Pelo caminho o Live foi ganhando relevância na oferta de conteúdos disponíveis (jogos e não só), para se tornar na plataforma de entretenimento não só da consola, mas também no smartphone, na TV ou no tablet.


Na semana passada a Microsoft recordou a data e os tempos de lançamento do Xbox Live Arcade, que nos anos seguintes foi adicionando funcionalidades. Em 2005 chegou o sistema de pontuações de jogos ou, em 2008, a possibilidade de personalizar avatares.

[caption]Avatares[/caption]

O objetivo era criar identidades entre os jogadores, uma meta que um ano depois se tornava ainda mais vincada, com o lançamento da loja que oferecia todo um "cenário" para criar diferentes estilos de avatares.



Mas há mais momentos a marcar a história do serviço online associado à Xbox 360, mesmo que nem sempre acompanhados a par e passo no mercado português, como a disponibilização em alta definição, em 2006, de conteúdos como filmes ou programas televisivos em alta definição.

Em 2009 chegou ao serviço online da consola a integração com serviços sociais, como Facebook ou o Twitter, estreadas também em novembro, e em 2010 o lançamento do Kinect provocou uma pequena revolução no Live.

A consola da Microsoft entrou numa nova era e o Xbox Live também. No mesmo ano o serviço foi atualizado para permitir a interação por voz e gestos.

[caption]Xbox Live com toque[/caption]

Hoje integram a plataforma online mais de 60 aplicações controladas por voz (incluindo o Internet Explorer para Xbox, recentemente disponibilizado) e desde o ano passado tornou-se também possível pesquisar conteúdos no serviço - hoje disponível em 15 mercados - usando a voz.


[caption]apps[/caption]

O Kinect estendeu o leque de conteúdos disponíveis na plataforma online e o âmbito, ajudando a promover a consola como um treinador pessoal, uma tendência patente na Xbox e nas concorrentes.



O lançamento recente do Kinect PlayFit, disponível para transferência gratuita para todos os membros do Xbox Live, é prova disso. A nova interface de fitness acumula e controla as calorias queimadas durante os jogos e é um entre vários exemplos.



Mais recentemente destaque para o lançamento dos serviços Xbox Music e Xbox Music Pass, que colocam à disposição dos utilizadores 30 milhões de músicas, numa experiência que pode ser transversal: na TV, PCs, tablets e telefones.

A suportar este serviço de música all-in-one na consola, como a Microsoft lhe chama, está o serviço online da plataforma.

Da mesma lista de novidades - a tirar partido da atualização dos sistemas operativos da Microsoft - está também o SmartGlass, uma aplicação que permite controlar a navegação na Xbox 360 a partir de um smartphone ou tablet baseado nas mais recentes versões dos sistemas operativos.

[caption]Smartglass[/caption]

Fica aberta a caixa de comentários a mais notas sobre pontos positivos e negativos da evolução do Xbox Live.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira