A propósito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) vai realizar já no próximo dia 10 de março um evento online dedicado a celebrar os feitos das mulheres no mundo da cibersegurança, assim como a destacar a participação de especialistas femininas no European Cybersecurity Challenge (ECSC).

Dados da Comissão Europeia revelaram ainda no ano passado que o campo da cibersegurança poderá enfrentar uma falta de 1,8 milhões de profissionais qualificados a nível global até 2022. Neste âmbito, a falta de representação feminina continua a ser um problema, uma vez que, de acordo com novas informações da ENISA, as mulheres correspondem a apenas 7% do mercado de trabalho do setor.

Assim, iniciativas como o ECSC querem ajudar a mitigar a situação, fomentando o talento em cibersegurança por toda a Europa e ligando os jovens especialistas a organizações líderes no setor. Os jovens talentos competem em equipas que se reúnem todos os anos num país europeu diferente, num evento que abre também a porta a mais oportunidades de colaboração e networking.

Na sessão ECSC - Cyber-Girls vão estar sobre a mesa de discussão de temáticas como o papel das mulheres na cibersegurança, assim como as suas experiências, dificuldades e competências adquiridas por especialistas que já participaram em edições anteriores do ECSC.

ENISA | ECSC - Cyber-Girls
créditos: ENISA

Todos os interessados em acompanhar o evento podem fazê-lo a partir das 14h00, na página de Facebook da ENISA ou através do seu canal de YouTube.

É especialista em cibersegurança? Há uma nova plataforma onde pode dar a conhecer o seu talento
É especialista em cibersegurança? Há uma nova plataforma onde pode dar a conhecer o seu talento
Ver artigo

Para dar resposta à escassez de profissionais femininas da área da cibersegurança na Europa a Comissão Europeia e a Women4Cyber, uma iniciativa da European Cybersecurity Organisation (ECSO), lançaram no Verão do ano passado o Women4Cyber Registry, uma plataforma que se afirma como um intermediário entre as mulheres que trabalham no setor e grupos de especialistas, negócios e decisores políticos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.