Para cumprir a sua missão, a Agência Espacial Portuguesa trabalha em parceria com várias organizações nacionais e internacionais. No catálogo espacial do site oficial da Portugal Space é possível conhecer todas elas, desde startups a grandes empresas.

Quase 50 organizações fazem parte do catálogo da Agência Espacial Portuguesa. No âmbito internacional, a Portugal Space trabalha com empresas como a brasileira de engenharia aeroespacial AeroSpacefy, que conta com mais de 20 anos de experiência.

A ESA Space Solutions Portugal, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), também é um dos parceiros da Space Portugal. Esta instituição tem como missão dar respostas às entidades portuguesas que procuram apoio para atividades espaciais ou da ESA.

Portugal Space
Catálogo das empresas que trabalham com a Agência Espacial Portuguesa

A lista é, no entanto, dominada por organizações nacionais. A Critical Software, uma empresa de tecnologia que disponibiliza sistemas e serviços de software para aplicações de segurança, missão e negócios críticos em setores como o Espaço, é uma delas.

Também a GMV, grupo empresarial tecnológico que oferece soluções, serviços e produtos em vários setores, e a Afipre - Ferramentas de Corte, fabricante que desenvolve e produz ferramentas de cortes especiais de alta precisão para a indústria metalúrgica, constam do catálogo da Portugal Space.

Desde setembro que a Agência Espacial Portuguesa tem um novo presidente interino. Ricardo Conde, até agora membro da direção da Agência Espacial Europeia, foi designado em substituição de Chiara Manfletti.

Candidaturas para a escolha do novo presidente da Portugal Space estão abertas até 31 de janeiro de 2021
Candidaturas para a escolha do novo presidente da Portugal Space estão abertas até 31 de janeiro de 2021
Ver artigo

A Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação, o Ministério da Defesa e o Governo Regional dos Açores, aos quais se juntou como observador, em dezembro de 2019, a Região Autónoma da Madeira, são os membros fundadores da Portugal Space.

Como principal objetivo, a Agência pretende promover e fortalecer o ecossistema e a cadeia de valor do setor espacial em Portugal, agindo como uma unidade de negócio e desenvolvimento para universidades, institutos de investigação e empresas. Esse desígnio ficou definido na estratégia nacional Portugal Espaço 2030, aprovada em 2018.

 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.