Chamava-se Augusta Ada King, Condessa de Lovelace, era a única filha legítima do poeta Lord Byron e Anne Isabella Milbanke e ficou conhecida como Ada Lovelace. Em 1843, traduziu o livro de memórias de Luigi Menabrea sobre a máquina analítica de Charles Babbage. Nas suas notas de tradução, descreve detalhadamente uma metodologia para utilizar a Máquina Analítica para calcular a sequência de números de Bernoulli, o que é hoje considerado como o primeiro algoritmo computacional.

Ada Lovelace é considerada a primeira programadora e é apenas uma das mulheres têm feito parte da revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação desde o seu início, lembrada no Dia das Jovens Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação, ou Girls in ICT Day, na sua denominação original.

A data foi instituída pela União Internacional das Telecomunicações, com o objectivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das TIC. Comemora-se todos os anos na quarta quinta-feira do mês de abril.

Hoje, 26 de abril, há iniciativas por todo o mundo que assinalam o dia, organizadas tanto por universidades e outras entidades públicas, como por organizações privadas. Em Portugal tem, por exemplo, a 4ª edição do Girls in ICT @Ciências.ULIsboa ou a iniciativa Do IT, Girls, da Microsoft,

Através do Girls in ICT Portal, da ITU, pode conhecer os eventos oficiais marcados para todo o mundo, assim como a iniciativa em si e todos os dados que fazem o sector das TIC no feminino.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.