O Stellarium Web funciona como uma espécie de planetário online: mostra um mapa realista a três dimensões, tal como se estivesse a olhar para o céu a olho nu, com binóculos ou com um telescópio.

O modo de auto localização está ativado de origem, mas pode escolher no mapa onde quer estar a olhar para o céu noturno.

Vai poder escolher entre oito “filtros” para “pintar” o seu céu:  constelações, ilustrações das constelações, atmosfera, paisagem, grelha azimutal, grelha equatorial, objetos do espaço profundo e modo noturno. Tem também um modo ecrã completo disponível.

Lua cheia agora só em imagens, mas ainda há muito para ver no céu das noites de agosto
Lua cheia agora só em imagens, mas ainda há muito para ver no céu das noites de agosto
Ver artigo

De acordo com os seus criadores, a plataforma tem um catálogo padrão de mais de 600.000 estrelas e cerca de 80,000 objetos do espaço profundo, mas a estes somam-se catálogos extra de milhões, de um e de outro.

Pode definir vários critérios de visibilidade, desde mudar a localização, como já tínhamos mencionado, a mudar igualmente a hora.

Tem ainda disponível uma tabela diária que apresenta os horários em que cada um dos diferentes planetas, assim como o Sol e Lua vão estar visíveis – ou outras “aparições” celestes programadas para aquele dia.

tek site stellarium

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.