A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) lançou, recentemente, a iFAMA - Plataforma Única de Inspeção e Fiscalização da Agricultura, Mar e Ambiente.

Até ao momento, a iFAMA permite que os cidadãos façam reclamações, queixas e denúncias contra 16 entidades, entre as quais Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Docapesca, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas,  Direção-Geral do Território e Instituto da Vinha e do Vinho.

A utilização da plataforma online baseia-se no preenchimento de um formulário por parte dos cidadãos. A queixa é depois encaminhada para a entidade pública competente, permitindo o acompanhamento do processo. Também é possível adicionar novas informações a uma denúncia já feita

O objetivo com a iFAMA é ter um "sistema de gestão de denúncias bem-estruturado, que promova um ambiente seguro onde as pessoas possam relatar irregularidades sem medo de retaliações", promovendo "a transparência e a responsabilidade dentro das organizações e instituições públicas".

Aceda a ifama.igamaot.gov.pt.