Encontrar a escola ideal para os filhos pode ser uma tarefa difícil e, em contexto de pandemia, é provável que se torne algo mais complexo. A pensar neste desafio, a plataforma Growappy reúne informações de mais de 10.000 escolas do país desde o berçário ao ensino secundário e opiniões de pais sobre os seus serviços. O objetivo passa por ajudar tanto os pais como as próprias escolas, que se dão a conhecer através da solução portuguesa.

Pesquisar escolas por características que vão desde a localização, serviços como transporte, alimentação biológica e métodos de ensino até atividades extra-curriculares são algumas das funcionalidades da plataforma. A Growappy inclui vários tipos de instituições de ensino, tanto públicas como privadas, escolas especializadas e instituições particulares de solidariedade social.

Growappy

Para além de ser uma ferramenta vantajosa para os pais, todas as escolas do país podem estar incluídas na Growappy e dar a conhecer o seu espaço, os seus serviços e atividades de forma gratuita. Por isso, Nuno Gomes considera que "esta plataforma é também uma solução prática para as escolas que não têm um site com informação reunida e organizada”. Por outro lado, "através das opiniões dos pais, as escolas têm acesso aos aspetos mais valorizados pelas famílias e àqueles que poderão ser melhorados".

Acompanhar a rotina dos filhos também é possível na Growappy

Para além da parte da pesquisa, a plataforma permite às escolas partilharem com os pais os momentos marcantes dos filhos em tempo real. Em comunicado, a Growappy garante que o foco passa pela "privacidade das crianças e segurança na partilha de informação".

Growappy
Os criadores da plataforma

Entre as várias soluções existe a partilha de fotografias, com algoritmos de inteligência artificial para reconhecer as crianças presentes nas fotos e enviá-las apenas para os respetivos encarregados de educação, com os critérios de privacidade definidos por si. "Ou seja, os pais podem optar que os seus filhos apareçam desfocados para os restantes pais”, explica Nuno Gomes.

Estes são alguns dos recursos disponibilizados pela plataforma que, para além do plano gratuito, conta com três subscrições pagas. A Growappy está também disponível para iOS e Android, numa altura em que existem perspetivas para alargar as valências da iniciativa e projetar o software para outros países.