
A são várias as tecnologias de futuro e emergentes “topo de gama” que a Comissão Europeia tem vindo a preparar.
Envolvendo centenas de equipas, são “iniciativas de investigação visionárias, de longo prazo e em larga escala”, que abordam os principais desafios científicos e tecnológicos da Europa, pode ler-se na factsheet que Bruxelas preparou sobre as FET Flagships em curso.
Atualmente decorrem três grandes projetos sob o programa Horizon 2020, e que irão prolongar-se pelo Horizon Europe: Graphene, Human Brain Project e Quantum Technologies, os dois primeiros desde 2013 e o terceiro desde 2018.
Na área da investigação de larga escala, começa em 2020 o projeto Battery 2030, com o objetivo de desenvolver baterias de longa duração, seguras e sustentáveis.
Já estão alinhadas igualmente outras ideias para pesquisas na área da energia, ambiente e alterações climáticas, TIC e Sociedade Conectada e Saúde e Ciências da Vida.
Pode conhecer mais sobre os projetos na factsheet que a Comissão Europeia disponibiliza para download. A informação sobre a iniciativa FET Flagships “desdobra-se” em objetivos e metas a partir deste microsite.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robots da Disney tornam-se mais expressivos (e adoráveis) com tecnologia da Nvidia e DeepMind -
App do dia
Fã de fotografia macro de flores e plantas? Flora Incognita é uma app útil para ter no “bolso” -
Site do dia
EarthGuessr desafia-o a adivinhar em que parte do mundo está usando apenas imagens de satélite -
How to TEK
Pesquisa Circle to Search está ainda mais inteligente. Saiba como utilizar
Comentários