A premissa de que as pessoas que vêem muita televisão tendem a ter mais medo do crime já tinha sido estabelecida, mas um estudo recentemente publicado atualizou esta equação para a era digital, ao relatar que o tempo gasto nos social media parece aumentar o receio de se ser uma vítima.

Os 918 alunos de três universidades norte-americanas distintas que participaram no estudo foram questionados acerca de quanto tempo por semana passam nas várias plataformas sociais como o Facebook, Twitter, Instagram ou Reddit e, mais especificamente, a frequência com que lêem, assistem, publicam ou partilham "notícias que envolvem crimes e violência".

Depois, e usando uma escala de zero a 10, cada um indicou o medo que tinham em relação a seis crimes específicos: de ser roubado ou assaltado na rua, alguém estranho entrar em casa, ser sexualmente agredido, ser assassinado e que o carro fosse roubado.

Por fim, também avaliaram, numa escala de um a seis,  a segurança nos próprios bairros em questões como vandalismo, uso de drogas e assaltos.

A conclusão a que a equipa de pesquisa, liderada por Jonathan Intravia, da Ball State University,  chegou foi a de que “o consumo global das redes sociais desempenha um papel importante no aumento do medo entre jovens adultos", principalmente entre aqueles que geralmente se sentem seguros na sua vizinhança”.

O estudo foi publicado na revista Computers in Human Behavior e, através do site, tem acesso a mais estudos do género.

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