A NASA disponibiliza um website dedicado a informações sobre as mudanças climatéricas globais, onde são registados e atualizados constantemente dados sobre a percentagem do gelo do Ártico, os níveis do mar, as temperaturas globais, entre outros dados sempre interessantes para quem gosta de seguir as transformações do planeta. Serve ainda de repositório de artigos, perguntas e respostas sobre as alterações climatéricas e outras funcionalidades.

Mas a secção mais interessante é sem dúvida a galeria de imagens “Images of Change” em género “antes e depois” de certos locais do mundo, em dois períodos temporais em que houve uma catástrofe natural, como uma erupção vulcânica, ou os efeitos de transformação pelos humanos. Pode ver as imagens em forma de cortina, arrastando o cursor das imagens sobrepostas para ver a diferença direta, colocar as fotografias lado a lado ou alternadas. Todas as fotografias são acompanhadas por uma descrição a explicar as alterações e os motivos para tal.

tek site do dia

Nas fotos pode ver, por exemplo, como o reservatório de água El Yeso, no Chile diminuiu mais de metade o seu volume em apenas quatro anos, devido à seca que a zona central do país tem sofrido na última década. Ou a aldeia de Usagre, na Espanha, em que apenas um ano, uma área de cultivo de quase 10 quilómetros quadrados foi transformada numa quinta fotovoltaica com 1,4 milhões de painéis solares instalados. É a maior da Europa e responsável por converter luz solar em 500 megawatts de eletricidade para servir 250 mil pessoas por ano.

Uma das paisagens mais impressionantes do conjunto é o efeito que um vulcão pode ter numa região. Veja-se a Ilha de Luzon nas Filipinas, totalmente verdejante antes da erupção do vulcão Taal a 12 de janeiro de 2020, e o manto cinzento de cinzas depois do fenómeno, que foi enrijecendo com o passar do tempo, destruindo o cultivo e vegetação da ilha.

São muitas dezenas de fotos que pode assistir, utilizando o mapa do mundo com os pinos assinalados, ou filtrar por categorias, desde o impacto humano, o efeito do gelo, eventos extremos, cidades, etc.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.