Ter um alarme para proteger a sua casa é uma solução de segurança que existe há décadas, sendo que, eventualmente, estes sistemas têm sido um expoente da tecnologia dentro do género. Hoje, contudo, a tecnologia que ajuda a proteger a sua casa evoluiu. E muito.

Com a massificação dos smartphones, das apps móveis, das redes Wi-Fi e da banda larga móvel 4G, podemos, basicamente, controlar tudo através dos terminais móveis que temos no bolso. No que diz respeito aos sistemas tecnológicos que podemos estabelecer em casa, a conjugação de todas estas tecnologias está a fazer com que os processos de domótica deixem de ser algo ao alcance apenas dos mais abastados para serem uma realidade possível de alcançar com recursos a alguns gadgets e equipamentos do género.

Sendo numa casa que está a ser construída de raiz e pode assim incluir estas tecnologias desde o primeiro dia, seja através da adição de equipamentos vários a moradias ou apartamentos já com alguns anos, passa a ser bastante mais fácil reforçar os níveis de segurança recorrendo a várias soluções.

Numa primeira abordagem, as câmaras de vigilância doméstica são porventura um dos sistemas mais comuns de encontrar em lares convencionais. São relativamente baratas, muitos modelos são apropriados para interiores e exteriores, e a integração com a rede Wi-Fi e com os smartphones é um dado adquirido.

Veja na galerias as melhores opções e os detalhes e preços destes equipamentos para tornar a sua casa mais segura

Por outro lado, e na mesma linha, há equipamentos mais recentes que podem acrescentar um ou outro toque tecnológico à sua porta de entrada: são as campainhas e fechaduras eletrónicas, capazes até de dispensar as tradicionais chaves e ainda podem incluir sistemas que filmam e identificam quem está à porta de forma automática. E não esquecendo que, nestes ou noutros dispositivos do género, a compatibilidade com os principais assistentes virtuais está assegurada, do Siri da Apple ao Google Assistant.

Ainda numa outra abordagem, e dispensando referência aos alarmes, que hoje são já bastante acessíveis e “do it your self”, a segurança em casa também passa por a possibilidade de o utilizar estar longe de casa e ainda assim conseguir saber o que se passa no lar e até ser notificado quando algo não está bem. Veja-se a ação dos detetores de temperaturas demasiado elevadas, de inundações e de fumo.

Mas o melhor de todas estas tecnologias é o facto de praticamente estarem hoje mais acessíveis em termos de preço e no que diz respeito a disponibilidade em lojas online e físicas em Portugal. Quer equipar a sua casa com equipamentos eletrónicos para estas finalidades? Grande parte deles foram pensados para uma instalação em apartamentos ou moradias já existentes e sobre o que já lá existe de origem. Está a construir uma casa de raiz? Então reserve umas horas para escolher bem estas tecnologias, da mesma forma que tem de escolher “pormenores” como o tipo de pavimento ou a tinta a utilizar para cobrir as paredes.

A internet das coisas

A IoT e as possibilidades de segurança extra em casa trazidas por equipamentos tecnológicos estão intimamente ligadas, como não podia deixar de ser. Além de estarem em comunicação com o seu smartphone através de apps móveis, também é normal que cada dispositivo do género esteja integrado na sua rede doméstica sem fios para uma gestão integrada.

À distância, o segredo é a internet móvel 4G, algo que é já normal existir no seu smartphone e/ou dispositivo portátil, mas que só mais recentemente tem chegado a equipamentos como câmaras de vigilância, por exemplo. Um bom exemplo é o serviço que a Vodafone lançou há poucas semanas, apelidado pela operadora de V – composto por equipamentos para diversos usos e por uma ligação de internet móvel baseada num cartão SIM com dimensões e características próprias para o efeito.

Assim torna-se possível monitorizar todos e quaisquer equipamentos que estejam instalados em sua casa e ter toda a informação disponível no seu smartphone, sendo que os assistentes virtuais integrados nesses terminais móveis têm uma importante palavra a dizer no controlo de todos estes recursos, literalmente.

Se está a pensar seriamente sobre a instalação de um conjunto de segurança extra em sua casa, atente na galeria acima e nos cinco tipos diferentes de soluções que a compõem: alarmes, detetores de água e fumo, câmaras de vigilância, campainhas e fechaduras digitais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.