Apesar de estar a “perder terreno” em relação a redes sociais como o TikTok, o Facebook continua a ter alguma popularidade. No ano passado, a rede social da Meta afirmava-se como a que tinha mais notoriedade e utilizadores em Portugal.

As redes sociais e apps do universo da Meta continuam a ser um “terreno fértil” para ataques de hackers. Veja, por exemplo, o caso do recente esquema de phishing no Messenger com origem em mensagens aparentemente “inofensivas” enviadas por amigos.

Se notou que a sua conta no Facebook está a “portar-se” de uma forma estranha há uma forma simples de verificar se esta foi comprometida e se há alguém a utilizá-la em outros equipamentos.

Note que, além de sessões iniciadas em equipamentos que desconhece, existem outros indicadores de que a sua conta pode ter sido comprometida. Alterações no email associado à sua conta, ou até no nome de utilizador e na data de nascimento são sinais de que algo está errado, assim como o envio de mensagens que não escreveu e publicações que não criou.

Clique nas imagens para saber como verificar se a sua conta de Facebook foi hackeada

Siga estes passos:

1 – Clique na sua imagem de perfil, no canto superior direito, e selecione a opção “Definições e privacidade”.

2 – Escolha “Definições”.

3 – Clique em “Segurança e início de sessão” no menu à esquerda.

4 – Aqui poderá verificar os equipamentos onde tem sessão iniciada. Clique em “Ver mais” para analisar a lista ao detalhe.

5 - Se encontrar alguma atividade suspeita, com sessão iniciada num equipamento que desconhece, clique no ícone com três pontos verticais e selecione a opção “Terminar sessão”.

Terminar a sessão nos locais que desconhece é apenas o primeiro passo da estratégia de mitigação de um ataque. Deverá alterar a sua palavra-passe e visitar o centro de ajuda do Facebook para reportar o sucedido. Verificar se foram associadas aplicações que desconhece à sua conta e alertar os seus contactos são também passos que não deve esquecer.

How to TEK: Seis dicas para tornar as suas contas do Facebook, WhatsApp e Instagram mais seguras
How to TEK: Seis dicas para tornar as suas contas do Facebook, WhatsApp e Instagram mais seguras
Ver artigo

Já dizia o velho ditado “mais vale prevenir do que remediar” e há um conjunto de medidas que pode tomar para reforçar a segurança na rede social e evitar que a sua conta vá parar às mãos de hackers e que poderá consultar neste How to TeK.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.