Os gifs e memes têm vindo a tornar-se uma forma de expressão bastante utilizada online, seja nas redes sociais ou grupos de conversação. O Facebook está atento a fenómenos como o TikTok, plataforma que dá uma grande liberdade criativa aos utilizadores e recentemente lançou no Instagram a funcionalidade “Cenas”, para a criação de vídeos de 15 segundos cheios de efeitos e músicas. Agora lançou a aplicação Whale, para já no Canadá, que permite aos utilizadores criarem os seus “memes”, numa nova tentativa de atrair um público mais jovem à rede social.

A aplicação Whale foi produzida por um grupo de trabalho dentro do Facebook chamado New Product Experimentation (NPE), que segundo avança o The Information, está também a produzir duas outras aplicações para os mais novos chamadas Bump e Aux (como é possível ver na página de apps). Estas aplicações podem ser lançadas, mas rapidamente canceladas, pois servem essencialmente para testar novas funcionalidades e serviços que agradem às pessoas para serem introduzidas nas apps principais.

TikTok poderá lançar "rival" do Spotify já em 2019
TikTok poderá lançar "rival" do Spotify já em 2019
Ver artigo

O sucesso meteórico do TikTok, uma plataforma de partilha de vídeo muito popular entre os jovens chineses, tem instigando as restantes gigantes tecnológicas a criarem soluções para as suas redes, sobretudo para angariar utilizadores mais novos. Desde o seu lançamento, há dois anos e meio, o TikTok tornou-se uma ferramenta para criar memes, que são depois partilhados noutras redes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.