O TikTok continua empenhado em manter alto o ritmo de novidades na plataforma de vídeo. A mais recente é a disponibilização de legendas para os vídeos exibidos na plataforma. Para já, a funcionalidade está em fase de lançamento e disponível ainda para um número limitado de vídeos selecionados, mas a ideia é generalizar.

Graças a ela, o utilizador passa a poder ativar legendas quando está a assistir a uma vídeo, uma opção útil para quem tem problemas auditivos, por exemplo. A funcionalidade pode também ser interessante para quem assiste a vídeos em ambientes de muito ruído, que não permitem receber a componente de áudio em condições.

Para já, o leque de línguas disponíveis para esta opção de legendagem é limitado, mas já há alguma escolha possível e uma delas é o português. Não é especificado pela empresa, mas a opção será provavelmente em português do Brasil, que tem mais falantes. É também possível ativar legendas em inglês, alemão, indonésio, italiano, coreno, mandarim, espanhol ou turco. O utilizador pode usar esta nova funcionalidade de tradução não apenas para o áudio dos vídeos, mas também para frases de texto que apareçam junto destes conteúdos.

“Estas soluções de tradução fácil ajudam a ultrapassar as barreiras linguísticas e a aproximar as pessoas”, defende o TikTok numa nota publicada no site sobre este tema. “Através destes esforços, o conteúdo global tornar-se-á mais acessível independentemente da língua que falem e do local do mundo onde se encontrem”.

40% dos jovens nos EUA usam TikTok e Instagram em vez do Google para fazer pesquisas online
40% dos jovens nos EUA usam TikTok e Instagram em vez do Google para fazer pesquisas online
Ver artigo

Este mês a empresa já tinha anunciado outras novidades para o serviço, como um novo sistema de classificação de conteúdos, que deverá ser lançado nas próximas semanas. Assenta num modelo semelhante àquele que é já usado para classificar jogos e filmes e pressupõe uma nova forma de organizar os conteúdos que passam pela rede social, por maturidade dos temas abordados.

A rede social pretende com isto passar a filtrar vídeos que, não violando outro tipo de regras, tenham conteúdos com “temas mais maduros ou complexos” que o desejável para o universo de utilizadores do TikTok com idades entre os 13 e os 17 anos.