Tirar notas e organizar ideias, “caçar” satélites ou gerir um reino de fantasia são algumas das coisas que pode fazer com as apps que destacamos esta semana. Todas com opções gratuitas.
Tocar nas obras de arte de um museu é algo que está fora de questão. Mas o que aconteceria se o pudesse fazer? Foi esta uma das perguntas que inspirou Thomas Waterzooi, criador de Please, touch the Artwork, um jogo que, esta semana, ganhou um novo capítulo.
De notas soltas a registos diários, passando pela gestão de projetos, a app Obsidian oferece ferramentas para organizar ideias. E a utilização é gratuita.
Esta semanas sugestões de aplicações trazem novidades para criação de memes, edição de vídeos e propostas de novos jogos para o seu smartphone ou tablet.
A Vidma AI Video Editor é uma app grátis de edição de vídeo com vários efeitos, transições, edição multipista, câmara lenta e uma biblioteca de música alargada para servir de banda sonora.
Em alternativa ao iTunes, os utilizadores do Windows 10 e 11 podem instalar as aplicações Apple Music, Apple TV e Devices App para sincronizar a música, filmes, séries e ainda os seus equipamentos no sistema operativo da Microsoft.
À procura de uma "namorada" ou "namorado" com IA? É melhor pensar duas vezes... No dia mais romântico do ano, os especialistas da Mozilla alertam que a maioria dos chatbots românticos são um autêntico pesadelo para a privacidade e segurança.
Com uma nova semana a começar, a equipa do SAPO TEK reuniu algumas das melhores apps e jogos das lojas digitais da Google e Apple. Veja as propostas que incluem várias opções gratuitas.
Spotube é uma app de streaming de música de código aberto que oferece uma experiência gratuita e sem anúncios recorrendo ao Spotify para organizar as playlists ou encontrar novos temas, mas que têm origem noutros serviços, como o YouTube ou o JioSaavn.
O uso de assistentes de inteligência artificial em apps de namoro é cada vez mais comum, apesar de existiram questões éticas. Enquanto uns veem isso como uma forma de tornar a seleção mais eficaz, outros questionam a autenticidade das relações formadas com a ajuda da IA.
Numa primeira fase, a interoperabilidade entre o WhatsApp e outras apps vai centrar-se nas mensagens de texto e voz, e envio de imagens, vídeos e ficheiros, entre dois utilizadores, num processo que ainda demorará alguns meses a ser implementado.
Um juiz federal deu razão à Apple na acusação da empresa estar a monopolizar o mercado de apps de monitorização de ritmo cardíaco. A startup AliveCor não concorda com a decisão e diz que vai apelar.
A Google confirma que a funcionalidade Assistant Driving Mode não será encerrada, mas terá as suas funcionalidades reduzidas ao mínimo, tais como os controlos do leitor de multimédia, diminuindo a ajuda a condutores de automóveis mais antigos e sem suporte a Android Auto.
Entre as fotografias artísticas a jogos divertidos para passar o tempo, conheça novas propostas para instalar no smartphone, em sistemas iOS e Android.
O desenvolvimento seguia avançado, mas os custos elevados de desenvolvimento e a fraca expetativa de rentabilidade também levam os maiores gigantes do gaming a fazer contas e marcha-atrás, quando é preciso. Foi o que aconteceu com a adaptação de NieR para smartphone pela chinesa Tencent.
A Concepts apresenta-se como uma app transformada num autêntico caderno de rascunhos, onde é possível dar asas à criatividade e transformar ideias em realidade.
O Zoom estreia-se nos Vision Pro da Apple com uma nova aplicação, desenhada para tirar partido das tecnologias do sistema de realidade estendida. Um dos resultados é a possibilidade de trocar a cara real pela de um avatar, sem perder a possibilidade de reagir “à humano”.
A ferramenta de transformação de fotografias que está integrada no Google Arts & Culture foi agora melhorada com a ajuda da inteligência artificial generativa e os resultados são ainda mais artísticos.
Neste novo conjunto de sugestões de apps não poderiam faltar os jogos, mas também há utilitários para cumprir mais tarefas em menos tempo ou para não perder a motivação e manter bons hábitos de exercício físico.
Segundo a Google, o objetivo da mudança é focar na qualidade e dar prioridade às experiências que os utilizadores preferem, para tornar o assistente inteligente mais "prestável". Saiba o que muda.
É razoável esperar a recolha e até mesmo partilha de alguns dados ao fazermos compras online em apps de roupa e acessórios. Já o acesso a fotos e vídeos ou às SMS fará menos sentido, embora aconteça em muitos casos.