Smartphones, auriculares wireless, routers e outros equipamentos para a mobilidade estão no SAPO TEK que acompanha as novidades do mundo tecnológico e das principais fabricantes
A incerteza económica, a inflação e a subida de preços afetaram o mercado de smartphones e PCs, que em 2022 registaram quebras de vendas significativas que não devem recuperar até ao final do ano. Em 2023 poderá registar-se uma recuperação.
Segundo rumores, os três modelos da linha Galaxy S23 podem contar com o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, incluindo as versões que vão chegar à Europa, o que permitirá um aumento significativo no desempenho em comparação com a geração anterior.
Um novo acordo, que ainda precisa de ser aprovado formalmente na União Europeia, estabelece que as baterias portáteis, como aquelas que se podem encontrar em smartphones, têm de ser desenhadas de modo a que possam ser facilmente removidas e substituídas pelos consumidores.
São quase 50 modelos abrangidos pelas versões dos sistemas operativos que deixarão de funcionar a partir de 31 de dezembro, a maioria equipamentos Android.
O OnePlus 11 5G, que será revelado no início do próximo ano, destaca-se pelo módulo de câmaras traseiras desenvolvidas em parceria com a Hasselblad. Nas imagens oficiais é também possível observar os auriculares que a marca se prepara para apresentar, os OnePlus Buds Pro 2.
Um novo relatório indica que as principais fabricantes de smartphones têm uma abordagem própria quanto à sustentabilidade, no entanto, a da Apple apresenta-se como mais clara do que as restantes, com a maioria das ações tomadas a suportarem a sua visão.
Esperava-se uma remodelação do smartphone para um design com as linhas do iPhone XR e com um ecrã de maiores dimensões, mas a Apple poderá ter mudado os planos.
Para lá dos rumores acerca de próximos lançamentos, a Nothing anunciou também o lançamento da nova versão do Nothing OS, alimentada pelo Android 13, e que promete uma experiência mais fluida, segura e com mais funcionalidades personalizáveis.
A funcionalidade de deteção de capotamento com a comunicação de SOS via satélite do iPhone 14 permitiu resgatar duas vítimas de um acidente de viação, numa área sem cobertura de telefone. Um novo vídeo mostra a operação de resgate.
A nova geração de smartphones dobráveis da OPPO reforça a resistência e melhora as dobradiças, reduzindo o vinco dos ecrãs. O Find N2 Flip adopta o mesmo estilo já usado pelo Samsung Flip e o Huawei pocket e é o único que vai chegar à Europa.
Novas previsões indicam que o mercado de smartphones pode manter um desempenho aquém do esperado na primeira metade de 2023. Os sinais de crescimento serão apenas visíveis a partir do terceiro trimestre do próximo ano.
A OPPO acaba de anunciar o seu primeiro produto da gama OHealth, apostando na tecnologia para a monitorização de dados de saúde. No INNO DAY 2022 a empresa anunciou ainda um chip de áudio MariSilicon e óculos de realidade assistida.
Uma listagem da autoridade chinesa das telecomunicações revela mais pormenores sobre o próximo smartphone topo de gama da Samsung: do ecrã às câmaras, passando pelas opções de memória, armazenamento interno e processador, que poderá ser o novo Snapdragon 8 Gen 2.
Embora não se registem mudanças de relevo em relação a outubro, o ZenPhone 9 da Asus estreia-se na terceira posição do ranking da AnTuTu, remetendo o Mi 12T Pro da Xiaomi para o quarto lugar.
A Xiaomi 13 Series chega ao mercado chinês a 14 de dezembro. De acordo com a Xiaomi serão anunciados em breve mais pormenores acerca do lançamento dos smartphones em outros mercados internacionais.
Já se sabia que até 2024 a Europa vai obrigar os fabricantes a incluírem nos equipamentos eletrónicos uma porta USB-C. Agora a data está fechada e permite saber até quando pode o iPhone manter-se “à margem” do sistema de carregamento que a maior dos fabricantes já usa.
Segundo novos rumores, o Pixel Fold, que foi concebido para concorrer diretamente com a linha Galaxy Z Fold da Samsung, estará equipado com o chip Tensor G2 e 12 GB de RAM. O smartphone pode ter suporte a stylus e chegará por um preço de 1.799 dólares.
O smartphone, recém-apresentado num evento da Tecno Mobile no Dubai, faz parte da linha Phantom X2 e vai chegar a um conjunto de mercados selecionados na Ásia, África e América do Sul ainda em dezembro.
Embora tenha adiado o evento onde ia revelar o equipamento, a Huawei promete virar uma nova “página” no mundo dos relógios inteligentes com o Watch Buds.
A Xiaomi previa lançar no dia 1 de dezembro o seu novo smartphone, mas foi adiado em respeito à morte do antigo presidente da China, Jiang Zemin. Mas foram reveladas imagens do novo equipamento.
Concorrer com a Apple não será tarefa fácil, admite Carl Pei, fundador da marca que já comercializa um smartphone e que prepara o terreno para fazer chegar um futuro equipamento também ao mercado norte-americano.
A iFixit comparou e concluiu que as diferenças técnicas entre o novo iPad de 10.ª geração e o iPad Air (4.ª geração) são mínimas. Valerá a pena comprar o novo modelo?