Os ecrãs flexíveis voltaram a estar em destaque no MWC23, a feira de telecomunicações e tecnologia de Barcelona que hoje encerra portas depois de quatro dias de muita novidade e anúncios em várias áreas. As marcas de smartphones dominaram o pavilhão 3, mas também ocuparam espaço no pavilhão 1 e 2, concorrendo no interesse dos visitantes com outros gadgets e soluções, como os robots, experiências de realidade virtual e aumentada e casa inteligente.
Alguns dos smartphones dobráveis já tinham sido apresentados na CES e estão a chegar ao mercado asiático, ainda sem data para serem vendidos na Europa. Na feira o SAPO TEK experimentou todos os modelos, incluindo os novos ecrãs deslizantes da Lenovo e Motorola, e apesar de estarem ainda a dar os primeiros passos estes são conceitos que se tornam cada vez mais apetecíveis.
Clique nas imagens para mais informação
Xiaomi MIX Fold 2
A Xiaomi escolheu o MWC para apresentar os seus novos topo de gama, a linha Xiaomi 13, que coloca a marca numa fasquia de preço acima do enquadramento habitual. A aposta na parceria com a Leica transporta a experiência e nome da empresa alemã para a fotografia e é um elemento diferenciador, numa altura em que se torna mais difícil criar elementos distintos num mercado cada vez mais concorrencial.
Os ecrãs dobráveis têm esse potencial e o Xiaomi MIX Fold 2 parece ter todo o potencial para concorrer com o Galaxy Z Fold4 da Samsung, no mesmo segmento e formato de “livro”. O smartphone já foi apresentado em agosto do ano passado e não tem data para chegar à Europa mas é um dos mais interessantes que experimentámos no MWC.
Com um ecrã externo de 6,56 polegadas, em formato 21:9, o MIX Fold 2 aberto tem um ecrã de 8,02 polegadas, com 1000 nits de luminosidade e 120 Hz de taxa de refrescamento. O design é elegante, privilegiando as linhas retas e materiais premium.
O vinco do ecrã interior não é muito pronunciado e quando está fechado não há um espaço vazio da dobradiça que acontece noutros modelos, incluindo o Galaxy Fold4. Continua a ser preciso alguma usar força para abrir o telemóvel, e a utilização das duas mãos, mas é possível que com a experiência e a utilização isso venha a melhorar.
O processador é um Snapdragon 8+ Gen 1 e a Xiaomi colocou neste smartphone 12 GB de RAM e armazenamento até 1 TB, ao contrário da opção que adotou nos Xiaomi 13 para a Europa, limitados a 256 GB de espaço para guardar imagens, vídeos e aplicações.
Oppo Find N2 e Find N2 Flip
Depois de ter lançado o Find N2 Flip na Europa, com o formato dobrável “de bolso”, a Oppo mostrou também no MWC o Find N2, o smartphone dobrável em modo de livro que para já não vai ser comercializado fora da China.
Com uma relação de tamanho diferente das opções da Samsung e da Xiaomi, o Find N2 da Oppo é mais largo e mais baixo, com um ecrã exterior de 5,54 polegadas e um ecrã interior de 7,1 polegadas. Mesmo assim acaba por se adaptar bem à mão e é confortável de utilizar, sendo também mais leve do que os concorrentes diretos.
Veja as imagens
Por dentro está um Snapdragon 8+ Gen 1, acompanhado por uma RAM de 16 GB e armazenamento de 512 GB. As câmaras, em parceria com a Hasselblad, têm sensores de 50MP + 32MP + 48MP e a bateria tem uma capacidade de 4.540 mAh.
Honor Magic Vs
Anunciado no MWC em conjunto com o Honor Magic5, o Magic Vs é o segundo dobrável da marca que é um spin off da Huawei e é mais leve e fino do que o anterior, com uma espessura de 12,9 mm quando fechado e com um peso de 261 gramas. A Honor investiu na alteração do design da dobradiça e reforçou a resistência para suportar um maior número de movimentos de abertura e fecho, garantindo que pode ser desdobrado mais de 4.000 vezes.
O ecrã externo tem 6,45 polegadas e o interno 7,9 polegadas, mais pequeno do que o Xiaomi Mix Fold 2 e o Samsung Galaxy Fold 2, mas por dentro traz também o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, com uma RAM de 12GB e armazenamento de 512 GB, e bateria de 5.000 mAh.
Veja as imagens
Motorola Rizr
Depois dos dobráveis Razr, a Motorola trouxe ao MWC um novo protótipo de smartphone de ecrã deslizante, o Motorola Rizr, que é uma alteração de conceito na forma de aumentar o espaço útil do display.
O ecrã do smartphone passa de 5 polegadas para 6,5 polegadas com um clique duplo no botão lateral, crescendo de um rácio de 15:9 para 22:9 e o interface já foi adaptado para acompanhar o movimento do ecrã, com os ícones a rolarem da parte de trás do dispositivo para o ecrã frontal. O display OLED pode continuar utilizável dependendo da aplicação que estiver a usar.
O ecrã traseiro pode servir para mostrar a imagem da pessoa que está a ser fotografada ou uma animação com bonecos para distrair as crianças. Se o telefone estiver pousado mostra o relógio e algumas notificações.
Veja as imagens dos protótipos da Motorola e Lenovo no MWC23
No modelo que experimentámos já estavam ativos alguns casos de utilização, no Youtube e no Gmail, com o Moto actions já estão implementados no dispositivo e basta um gesto de pulso para ativar a câmara fotográfica.
Para além de esticar, o ecrã também rola para baixo para mostrar uma câmara de selfie, uma mudança interessante em relação às câmaras escondidas por trás dos ecrãs, que usam o “punch”.
A Motorola ainda não tem data para comercializar este dispositivo mas é um dos conceitos que pode trazer novidades neste segmento.
Mais promessas a caminho
A OnePlus confirmou também no MWC que vai lançar o seu primeiro telemóvel dobrável na segunda metade deste ano, mas sem dar mais detalhes. A empresa já tinha feito uma referência subtil a este smartphone dobrável, aquando da apresentação do OnePlus 11, no início de fevereiro, quando revelou imagens promocionais de silhuetas dobradas.
Tudo indica que a opção para por um Fold e um Flip, em formato livro e dobrável de bolso, à semelhança dos Galaxy que a Samsung já tem no mercado.
Esta ano a TCL não tinha no seu stand nenhum dos protótipos de modelos dobráveis e deslizantes que já mostrou no passado, e a marca admite que não tem ainda planos para colocar estes equipamentos no mercado por considerar que ainda não chegou a altura de avançar nesta área.
Vejas as imagens de conceitos que a TCL já apresentou
A equipa do SAPO TEK está a acompanhar as principais novidades do MWC23. Siga todas as notícias aqui e veja as imagens da feira de Barcelona.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários