É já amanhã que a Apple vai revelar ao mundo a sua próxima geração de smartphones, num evento que, além do iPhone 14, promete contar com novidades como os AirPods 2, assim como a linha Apple Watch Series 8 e o Apple Watch Pro.
Como é habitual, a expetativa em torno dos novos smartphones da gigante de Cupertino é grande e, ao longo das últimas semanas, os rumores, e as discussões e troca de memes entre internautas, têm vindo a intensificar-se.
À medida que Apple alinha tudo para a grande revelação aproveitamos para fazer uma breve viagem pelo tempo para recordar a evolução do iPhone, que, este ano, assinala 15 anos desde o lançamento do primeiro modelo.
Clique nas imagens para recordar a evolução do iPhone
Ainda se lembra do iPhone original? O primeiro smartphone da empresa da maçã foi revelado por Steve Jobs a 9 de janeiro de 2007, durante o evento Macworld, sendo descrito, na altura, como um dispositivo três em um por ser “simultaneamente um telefone, um iPod e um dispositivo de acesso móvel à Internet".
Recorde o lançamento do primeiro iPhone
O iPhone original esgotou poucas horas depois de ser colocado à venda e, de acordo com estimativas da Statista, acredita-se que a Apple tenha vendido cerca de 1,39 milhões destes smartphones em todo o mundo.
Com o passar do tempo, o iPhone foi ganhando novas funcionalidades, com o seu design a registar várias mudanças. A popularidade dos smartphones da Apple também foi crescendo e as filas à porta das lojas passaram a ser quase uma “tradição” com cada lançamento.
Mais de uma década após da apresentação, o iPhone continua a ter um papel relevante não só no mercado dos smartphones, mas também nas contas da Apple, sendo um dos fatores que contribuiu para o crescimento da empresa e para estar a um passo de entrar no “3 trillion dollar club”
A par da popularidade, os preços do iPhone também têm “escalado” ao longo do tempo, registando-se também outra tendência: os smartphones da Apple perdem menos valor do que os equipamentos Android. Veja-se, por exemplo, o caso do iPhone 13.
Mas quais são os motivos que levam a esta tendência? Como explicou recentemente Francisco Jerónimo, vice-presidente de Data & Analytics da IDC Europa, ao SAPO TEK, "os preços médios estão a subir. As pessoas estão a comprar smartphones mais caros" e os consumidores “sabem que se investirem um pouco mais ganham com melhor qualidade da experiência".
De acordo com o responsável, tendo em conta este contexto, os donos de smartphones da Apple têm vantagens, porque os consumidores percebem que estes equipamentos retêm mais o valor por mais tempo.
Esta questão também se relaciona com a compatibilidade das novas versões do iOS com um maior número de modelos de iPhone. Por exemplo, o iOS 16 é compatível com todos os modelos desde o iPhone 8. No entanto, note que, segundo a Apple, apenas os equipamentos com o processador A12 Bionic ou mais recente terão suporte a todas as funcionalidades da mais recente versão do sistema operativo.
Clique nas imagens para ver os modelos de iPhone compatíveis com o iOS 16
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários