Os smartphones com ecrãs dobráveis estavam apontados como uma das grandes tendências tecnológicas de 2019, mas chegados a agosto, apenas um fabricante lançou um dispositivo, e nem foi uma das grandes: o FlexPai da Royole, empresa chinesa que é uma espécie de outsider da indústria. A Samsung irá lançar em setembro o seu Galaxy Fold, depois de corridos os problemas detetados, e mesmo a Huawei tem sido cautelosa com as datas do seu Mate X. Depois existem empresas como a Xiaomi, Oppo e Lenovo (Motorola) que já revelaram estar a trabalhar nas suas tecnologias. E também a LG.

A LG revelou no seu convite para a IFA a presença de um smartphone com ecrã dobrável, ou ecrã duplo, não se sabe o sistema. O certo é que a animação simula uma espécie de jogo de Pac-Man, até o bonequinho saltar de um ecrã para o outro, numa espécie de mapa de GPS com destino a Berlim, onde se realiza a IFA, chamando a atenção dos participantes com o respetivo “Save the Date”, apontando o dia 6 de setembro, às 10:00 locais, para a apresentação de um smartphone.

No entanto, tratando-se de um dispositivo com ecrã duplo ou dobrável, não significa que a tecnologia seja flexível. Aliás, foi o próprio responsável pela comunicação global da LG, Ken Hong, que adiantou que “não há smartphones com ecrãs flexíveis nos nossos planos imediatos”, segundo o Digital Trends. Os planos podem assim manter-se em linha com a capa especial que adiciona um segundo ecrã opcional, tal como o V50 ThinQ, que o SAPO TEK teve oportunidade de experimentar na última MWC.

Esse periférico foi concebido para ajudar nas tarefas multitasking, e olhando com a atenção o vídeo de teasing, é exatamente essa mensagem que parece querer passar: estar a jogar, e ao lado ter outras aplicações, como o mapa. O que poderá ser apresentado é uma versão melhorada do sistema, ou mesmo algum tipo de integração de origem no smartphone que descarte o acessório.

Uma das queixas do V50 é que para ver simples notificações era necessário abrir o equipamento. Enquanto que no vídeo do convite, a data e o horário do evento, mostrados num pequeno visor e com um pequeno clique iluminado, pode indicar que a fabricante tenha feito uma revisão no sistema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.