A Meta estará a preparar-se para lançar novos óculos de realidade aumentada com caraterísticas diferentes daqueles que já é possível usar no âmbito da parceria que a marca tem com a Ray-ban.

A informação, avançada pela Reuters e pelo jornalista Mark Gurman, indica que um dos projetos em curso tem o nome de código de Supernova 2 e vai resultar nuns óculos de AR lançados em parceria com a Oakley e baseados no modelo Sphaera da marca.

O dispositivo vai estar direcionado para ciclistas e outros entusiastas de desportos no exterior e como tal vai acolher algumas alterações de design, face ao modelo da Ray Ban. por exemplo. A câmara em vez de ficar de lado vai ser posicionada na frente da armação.

Óculos Ray-Ban inteligentes vão ganhar versão com ecrã virtual  
Óculos Ray-Ban inteligentes vão ganhar versão com ecrã virtual  
Ver artigo

O lançamento do novo modelo estará previsto ainda para este ano e no fundo marcará apenas uma extensão da parceria com a EssilorLuxottica, que detém ambas as marcas.

Esqueça o bloco, óculos inteligentes Ray-Ban já podem apontar qualquer lembrete
Esqueça o bloco, óculos inteligentes Ray-Ban já podem apontar qualquer lembrete
Ver artigo

O mesmo artigo indica que a Meta tem planos para lançar uma versão melhorada dos óculos de RA da Ray-ban, com um ecrã com novas funcionalidades, como a capacidade de pré-visualizar fotos ou receber notificações. Ou seja, este modelo seria um topo de gama, com preços a rondar os 1.000 euros, segundo a as fontes da Bloomberg, com uma experiência de RA mais imersiva e realista.

Veja as imagens dos óculos da Ray-ban

Recorde-se que o modelo mais recente da gama Ray-Ban inteligente inclui câmaras, microfones e entrada para auscultadores, que hoje são o principal de canal com o utilizador, para dar conta das informações processadas pelo dispositivo e “lidas” pelos altifalantes. Os Ray-Ban inteligentes também já garantem acesso ao assistente virtual da Meta. Recentemente passaram até a integrar mais funções neste domínio.

Em dezembro, também o Financial Times já tinha avançado alguns dados sobre os alegados planos da Meta para este ano lançar novos produtos neste segmento, já na primeira metade de 2025.

O vídeo mostra os óculos da Ray-ban em ação