Os avisos espalharam-se um pouco por toda a Internet: faça o que fizer, nunca mude a data do seu dispositivo iOS para o dia 1 de janeiro de 1970 caso contrário o iPhone ou iPad podem deixar de funcionar. Agora a Apple veio a público reconhecer o problema e diz que selecionar a data de meio de 1970 ou anterior podem causar problemas nos dispositivos.

“Mudar manualmente a data para maio de 1970 ou antes pode impedir que o seu dispositivo iOS ligue depois de uma reinicialização”, escreve a tecnológica nos fóruns de apoio.

A Apple diz que quem já estragou o dispositivo com este problema deve contactar os centros de suporte da empresa. Quanto a uma correção, a mesma já está a ser preparada, mas não é feita qualquer referência sobre quando pode ficar disponível.

Aparentemente o bug do ano 1970 afeta dispositivos iOS com processadores de 64-bits. Além da curiosidade dos utilizadores em quererem comprovar esta falha, muitos outros estão a ser enganados por técnicas de engenharia social como esta relatada pela Wired:

[caption][/caption]

A imagem promete aos utilizadores uma animação de início diferente e alusiva ao Macintosh original, mas como escreve a publicação, em 1970 a Apple nem sequer existia, surgindo apenas seis anos depois.