No início da semana passada, a Apple atualizou o seu sistema operativo iOS para a versão 12, adicionando diversas funcionalidades aos equipamentos disponíveis, sendo a base do iPhone Xs e Xs Max, lançados na sexta-feira. A Google também havia lançado oficialmente o Android Pie, em agosto, arrancando a sua nova geração de SO para os dispositivos mobile. Mas até que ponto as pessoas fazem a respetiva atualização dos seus dispositivos?

O Android faz 10 anos e já mudou muito
O Android faz 10 anos e já mudou muito
Ver artigo

Um estudo da Statista refere que os utilizadores dos sistemas iOS tendem a manter os seus smartphones mais atualizados do que os de Android. Por um lado, quem compra um novo iPhone tem a garantia deste vir com a última versão do sistema operativo instalado. Já no que diz respeito ao ecossistema Android, é uma espécie de "faroeste" pois muitas fabricantes não fornecem atualizações das versões mais recentes aos seus clientes.

tek quadro ios android

No quadro estatístico, apenas 5% dos utilizadores de iPhone têm os seus equipamentos com versões anteriores ao iOS 10. Cerca de 85% de telefones da marca da maçã mantinham o iOS 11 e 10% o iOS 10, até ao lançamento da mais recente versão. Em contraste, o Android Oreo, a versão anterior ao Pie, estava instalado em menos de 15% dos smartphones ativos. A versão mais instalada é o Nougat (de agosto de 2016) com 31% e o Marshmallow (de outubro de 2015) com 23%. Quase dois meses depois do lançamento do Android Pie, apenas 0,1% dos utilizadores tinham transitado para este SO.

A discrepância de atualizações tem impacto direto na produção de software por parte dos estúdios. Nos dispositivos da Apple, os produtores conseguem fazer um planeamento unificado de aplicações. Enquanto que nos sistemas Android, a fragmentação de versões obriga a investir tempo e recursos em cada uma.

O iOS 12 pode ser instalado em dispositivos a partir do iPhone 5s, uma universalização do sistema operativo que não acontecia desde 2015. No quadro em baixo, poderá observar a evolução do iOS ao longo dos anos e respetivos dispositivos que os suportam.

tek quadro ios

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.