NEW FANTASY é o novo jogo de realidade aumentada da portuguesa ONTOP que combina videojogos com desporto, para aventuras a solo ou até quatro jogadores, e já está disponível para iOS.

Ao SAPO TEK, Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, explica que o novo título para mobile “é a evolução do ARcade Sports, dando resposta aos múltiplos pedidos de jogadores que o tinham experimentado para que ficasse acessível para lá dos centros comerciais onde esteve presente.

Clique nas imagens para ver mais sobre NEW FANTASY

Em NEW FANTASY os jogadores terão a oportunidade de entrarem em batalhas virtuais contra seres mitológicos onde quer que estejam, seja na sala de estar, no jardim ou na rua. Há três guardiões lendários para combater, Morgana, Tiki King e Janus, cada um com habilidades únicas.

Nas palavras de Nuno Folhadela, o processo de desenvolvimento do jogo como “incrivelmente ambicioso”, reunindo quatro anos de trabalho, com vários programadores, artistas 3D/2D, animadores e game designers, assim como uma “infinidade de sessões de teste”.

“A visão da ONTOP é trazer para o mundo real as experiências que até então, são alienadas da nossa realidade. Criamos jogos onde os jogadores não são avatares, mas eles mesmos, sem filtros”, afirma.

“Em NEW FANTASY é o jogador que sozinho, com amigos ou família, que desafia e combate criaturas mitológicas na sala de estar, recreio ou parque mais próximo”, realça o CEO da ONTOP.

De acordo com o responsável, o grande desafio durante o desenvolvimento de NEW FANTASY esteve na passagem de um ambiente controlado, como o do ARcade Sports, “para agora estar disponível em qualquer lugar, permitindo o mesmo número de jogadores em simultâneo”.

Além de realidade aumentada, o NEW FANTASY integra também inteligência artificial. Nuno Folhadela detalha que, através da tecnologia de IA da Inworld, foi possível criar “cérebros” para as personagens, dando aos jogadores a oportunidade de conversarem com elas.

Veja o vídeo 

“Cada uma tem a sua personalidade, como é o caso do génio Ji, que serve de companheiro e treinador do jogador; ou Janus, um robot que veio do futuro para procurar jogadores saudáveis a fim de extrair o DNA e popular o planeta Terra no ano a que pertence”, conta.

Nuno Folhadela detalha que, embora a base narrativa de cada personagem seja definida pela ONTOP, “a forma como explicam ou até interpretam os acontecimentos partilhados, é inteiramente gerada por IA”.

Para já, o foco da ONTOP está mesmo no iOS, descrito pelo CEO da empresa como “a plataforma com o maior número de dispositivos equipados com tecnologia de realidade aumentada (ARKit) e melhor preparada para experiências mais imersivas com o LiDAR”.

NEW FANTASY já pode ser descarregado gratuitamente a partir da App Store da Apple, incluindo opções de compra in-app para personalizações adicionais e melhorias.