Em 1995 a internet era uma rede ainda com poucos conteúdos, difícil de utilizar, lenta e confinada aos computadores de secretária. No mesmo ano em que o SAPO nasceu, como Servidor de Apontadores Portugueses, o Google dava os primeiros passos, a Microsoft lançava o Internet Explorer e a consola PS1 chegava à Europa. Quem queria enviar mensagens usava o SMS, mas os telemóveis ainda não eram “smart” e não estavam disponíveis de forma massificada. E o sistema operativo do momento era o Windows 95.

O SAPO TEK só seria lançado 5 anos depois, em 2000, mas hoje pesquisámos os arquivos para lembrar as 25 tecnologias que ajudaram a mudar a nossa vida neste quarto de século. E algumas ainda têm muito para dar nos próximos anos, porque estão no início de um processo de evolução muito promissor.

Clique nas imagens para ver a nossa seleção das 25 tecnologias mais importantes do último quarto de século

Provavelmente já não se lembra da Internet por dial-up, em que tinha de ligar o modem à linha telefónica, à estonteante velocidade de 9,6 kbps. E de usar mapas em papel? Disquetes, DVDs, CDs e outros suportes de vídeo e áudio são alguns dos artefactos que foram praticamente obliterados nos últimos anos, com os serviços a migrarem para o digital e para a cloud, acessíveis com um clique a partir de qualquer esquipamento, em qualquer lado do mundo onde exista um acesso à rede (e isso é quase em todo o lado, com a ubiquidade das redes de comunicações).

Já nos habituámos a ter toda a informação na ponta dos dedos, de forma rápida, e as assistentes digitais a ajudar a responder a questões. Mas esta é uma área onde ainda haverá muita evolução, com os interfaces de voz a melhorarem e a inteligência artificial a entender melhor o contexto e o sentimento dos utilizadores para adaptar as respostas.

Estamos cada vez mais próximos de amigos e família com as redes sociais e as videochamadas e videoconferências, mas também mais expostos, e toda a recolha de dados, e invasão de privacidade que representam são um risco que é importante ponderar.

Carros autónomos, e voadores, estão também ainda numa fase inicial de desenvolvimento, assim como os ecrãs flexíveis, dobráveis ou enroláveis, e o futuro reserva-nos certamente todo um mundo novo de descoberta e tecnologia que queremos continuar a acompanhar.

Se tiver histórias de como estas ou outras tecnologias mudaram a sua vida junte-se a nós e partilhe na caixa de comentários!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.