Um wearable “inteligente” e ligeiramente diferente do habitual, mas com um propósito muito simples – o Nimb é um anel equipado com GPS que pode ser emparelhado com o smartphone do utilizador para enviar uma mensagem de alerta para até três pessoas em caso de perigo.

Nessas situações, a pressão de um “botão de pânico” no Nimb ao longo de três segundos notifica até três pessoas predefinidas, que recebem de imediato a localização GPS do utilizador do anel. A autonomia anunciada é de duas semanas, de acordo com os responsáveis pelo projeto. Além disso, os alertas do Nimb podem igualmente ser dirigidos a transeuntes que se encontrem por perto no momento, funcionalidade que pode ser desligada, contudo.

Os argumentos principais do Nimb são “a utilidade e o design”, diz Kathy Roma, uma das responsáveis pela criação do wearable, que tem a certeza que as pessoas vão usar o anel em qualquer situação e no dia a dia, visto que o gadget acaba por “não comprometer o estilo de cada um”. Além disso, há a garantia de que “as pessoas desejam sentir-se protegidas e apoiadas por terceiros quando algo de menos bom acontece”, refere Kathy.

Claramente inserido num segmento particular dos wearables que se destinam a garantir a segurança do utilizador, o Nimb ainda não foi lançado e já é um sucesso. Tudo porque a campanha de crowdfunding que está a servir para reunir os fundos necessários à produção do anel conseguiu em apenas 18 dias alcançar os 50 mil dólares que os responsáveis do projeto solicitam para garantir a produção do gadget.

Neste momento, o Nimb angariou já mais de 157 mil dólares e ainda faltam 30 dias para o final da campanha. Os packs com preços abaixo de 115 dólares já estão esgotados e os valores a pagar desde já podem mesmo ir aos 999 dólares no caso do pack destinado a quem desejar ser distribuidor do Nimb.