O astronauta Frank Rubio chegou à Terra são e salvo esta quarta-feira depois de passar mais de um ano a bordo da ISS - e bater por isso o recorde de permanência seguida no Espaço para a NASA.

Clique nas imagens para mais detalhe

A nave Soyuz MS-23 desacoplou da ISS pelas 08h55 de Lisboa, com Frank Rubio e os dois colegas de viagem, os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, a tocarem a Terra por volta das 12h17.

O astronauta chegou à ISS a 21 de setembro de 2022, após uma viagem a bordo da Soyuz MS-22, tendo assistido à chegada e partida de mais de uma dezena de tripulaçõescomo a Crew-7.

Ao todo, Frank Rubio passou 371 dias no Espaço, ultrapassado o anterior recorde estabelecido por Mark Vande Hei.

A NASA partilhou no X Twitter imagens do momento em que a cápsula Soyuz com os três tripulantes pousou.

Naquela que foi a sua estreia no espaço, o astronauta norte-americano completou cerca de 5.900 órbitas da Terra, fazendo mais de 252 milhões de quilómetros, aproximadamente o equivalente a 328 viagens de ida e volta à Lua.

Recorde a passagem de "testemunho" entre Frank Rubio e Mark Vande Hei

A maior parte do tempo passado a bordo da ISS foi gasto em atividades científicas, embora também tenha participado de duas caminhadas espaciais.

Inicialmente estava previsto que o astronauta ficasse apenas seis meses no espaço, mas em dezembro do ano passado, uma fuga na nave Soyuz MS-22, que tinha sido responsável por transportar Frank Rubio, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, acabou por mudar os planos.

A nave russa substituta só chegou em fevereiro e o conjunto de astronautas teve de ficar durante mais seis meses na ISS. Já em março, a nave Soyuz MS-22 regressou à Terra, sem tripulação.

Com a sua estadia mais prolongada do que o previsto na ISS, Frank Rubio vai ajudar os cientistas a perceberem como o corpo humano reage à microgravidade por longos períodos, contribuindo para a recolha de informação para futuras missões.