
A Blue Origin de Jeff Bezos continua a apostar no turismo espacial e acaba de completar mais um voo bem-sucedido com a missão NS-30. O foguetão New Shepard seguiu rumo ao Espaço, a partir das instalações da empresa no Texas, por volta das 09h50 (hora local), dando boleia a uma tripulação com seis turistas espaciais.
A cerca de sete minutos após o lançamento, o propulsor reutilizável do foguetão voltou à Terra. A cápsula onde seguiu a tripulação regressou poucos minutos depois, com uma descida auxiliada por três pára-quedas.
Durante cerca de 10 minutos, a tripulação de turistas espaciais teve a oportunidade de flutuar em gravidade zero e de aproveitar uma vista privilegiada da Terra sobre o pano de fundo do Espaço.
De acordo com a Blue Origin, a tripulação da NS-30 contou com Lane Bess, que já tinha voado anteriormente com a empresa; Jesús Calleja, apresentador de TV espanhol; Elaine Chia Hyde, física e empresária; Richard Scott, especialista em endocrinologia reprodutiva; e Tushar Shah, investidor.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
A missão NS-30 representa o 30º voo do foguetão New Shepard, assim como o 10º voo tripulado da Blue Origin. Com o lançamento, a empresa de Jeff Bezos alcançou também um novo marco, tendo transportado mais de 50 pessoas além da linha de Kármán, o limite internacionalmente reconhecido do Espaço.
Recorde-se que, além dos voos de turismo espacial, no início do ano, a Blue Origin conseguiu finalmente colocar em órbita o foguetão New Glenn, um passo importante para receber as certificações da NASA para realizar missões privadas.
Já no início de fevereiro, a empresa completou uma missão histórica. Durante o 29º voo do veículo suborbital New Shepard, 30 cargas a bordo experimentaram cerca de dois minutos de gravidade simulada da Lua. O feito inédito representa um marco importante no desenvolvimento de tecnologias espaciais.
Entre as cargas transportadas pelo New Shepard encontravam-se experiências da NASA, assim como de instituições de investigação e de empresas comerciais. A missão transportou também milhares de postais como parte do programa Postcards to Space, da organização sem fins lucrativos Club for the Future.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários