A Blue Origin de Jeff Bezos continua a apostar no turismo espacial e acaba de completar mais um voo bem-sucedido com a missão NS-30. O foguetão New Shepard seguiu rumo ao Espaço, a partir das instalações da empresa no Texas, por volta das 09h50 (hora local), dando boleia a uma tripulação com seis turistas espaciais.

A cerca de sete minutos após o lançamento, o propulsor reutilizável do foguetão voltou à Terra. A cápsula onde seguiu a tripulação regressou poucos minutos depois, com uma descida auxiliada por três pára-quedas.

Durante cerca de 10 minutos, a tripulação de turistas espaciais teve a oportunidade de flutuar em gravidade zero e de aproveitar uma vista privilegiada da Terra sobre o pano de fundo do Espaço.

De acordo com a Blue Origin, a tripulação da NS-30 contou com Lane Bess, que já tinha voado anteriormente com a empresa; Jesús Calleja, apresentador de TV espanhol; Elaine Chia Hyde, física e empresária; Richard Scott, especialista em endocrinologia reprodutiva; e Tushar Shah, investidor.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A missão NS-30 representa o 30º voo do foguetão New Shepard, assim como o 10º voo tripulado da Blue Origin. Com o lançamento, a empresa de Jeff Bezos alcançou também um novo marco, tendo transportado mais de 50 pessoas além da linha de Kármán, o limite internacionalmente reconhecido do Espaço.

Foguetão New Glenn da Blue Origin finalmente lançado ao espaço. Elon Musk felicitou voo bem-sucedido
Foguetão New Glenn da Blue Origin finalmente lançado ao espaço. Elon Musk felicitou voo bem-sucedido
Ver artigo

Recorde-se que, além dos voos de turismo espacial, no início do ano, a Blue Origin conseguiu finalmente colocar em órbita o foguetão New Glenn, um passo importante para receber as certificações da NASA para realizar missões privadas.

Já no início de fevereiro, a empresa completou uma missão histórica. Durante o 29º voo do veículo suborbital New Shepard, 30 cargas a bordo experimentaram cerca de dois minutos de gravidade simulada da Lua. O feito inédito representa um marco importante no desenvolvimento de tecnologias espaciais.

Entre as cargas transportadas pelo New Shepard encontravam-se experiências da NASA, assim como de instituições de investigação e de empresas comerciais. A missão transportou também milhares de postais como parte do programa Postcards to Space, da organização sem fins lucrativos Club for the Future.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe