Reabilitação, exercício físico e gaming é a “fusão” proposta pelas plataformas de treino ICAROS, se quiser, com direito a modo realidade virtual.  A marca chega a Portugal através da BOT4ALL, com a parceria da Hisense e do BPI, apresentando “expetativas altas” e a mensagem de que os portugueses “precisam de começar a tratar a saúde e não a doença”.

O conceito ICAROS é o de desenvolver equipamentos gamificados para treino ou fins terapêuticos com diferentes casos de uso, como o tratamento e prevenção de acidentes vasculares cerebrais, dores lombares ou perda muscular, entre outros, explicou Pedro Gonçalves, cofundador e CEO da BOT4ALL, durante a conferência de lançamento da marca, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa. Isto acompanhado da componente adicional de divertimento, o que garante o elemento “muito importante da motivação consistente”.

“Respondemos a todas as ‘faltas’ que as pessoas costumam apontar para não fazerem exercício físico: de motivação, tempo, informação”, afirmou Pedro Gonçalves.

A gama ICAROS conta neste momento com cinco produtos, de diferentes caraterísticas - Cloud, Home, Pro, Guardian e Health -, uns mais destinados a fins terapêuticos, para clínicas de reabilitação e centros de treino desportivo, outros mais próprios para ginásios, empresas, hotéis ou mesmo para ter comodamente em casa.

Clique nas imagens para conhecer a gama ICAROS

Todos esses fins estão previstos no mercado português, onde os equipamentos já podem ser adquiridos em modo renting para clínicas, centros, ginásios, empresas, hotéis. As plataformas destinadas à utilização pessoal prometem marcar presença nos catálogos online de várias lojas, nomeadamente FNAC e El Corte Inglés, além da loja do site da BOT4ALL, que abrirá em breve.

Veja o vídeo de apresentação da plataforma ICAROS Health

As expectativas para o mercado português são “muito altas”. A BOT4ALL quer faturar ainda este ano meio milhão de euros, mas o objetivo é “rapidamente evoluir para três, quatro, cinco milhões”, partilhou Pedro Gonçalves em declarações ao SAPO TEK. E a primeira venda foi feita no dia da apresentação da marca em Portugal, “a um cliente do BPI para os colaboradores da empresa”.

“O potencial é enorme pela questão da motivação consistente para o treino. Queremos ser um agente importante nesta questão da atividade física que devia preocupar mais as pessoas”, disse o CEO da BOT4ALL. “Queremos é tratar a saúde e não a doença”.