A informação foi atualizada hoje e tem dados sobre os cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), licenciaturas, mestrados integrados e mestrados de 2.º ciclo em Portugal. Ao todo são dados sobre cerca de 3.800 cursos disponíveis para candidaturas em 109 instituições de ensino superior.

O portal Infocursos é gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, e tem dados sobre os números de alunos inscritos em cada curso nos últimos três anos, a distribuição por idade, sexo e nacionalidade, o que fizeram os alunos um ano depois de acabarem o curso e a distribuição das classificações finais dos diplomados. No caso das licenciaturas há ainda dados sobre a taxa de desemprego registado no IEFP dos recém-diplomados, e nos mestrados pode ter acesso direto às mais recentes dissertações de mestrado realizadas no curso.

De entre os mais de 3.800 cursos estão 465 dos cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), 1.671 de licenciaturas de primeiro ciclo e mestrados integrados e 1.695 cursos de mestrado de 2º ciclo.

Além de dados por curso, o portal Infocursos apresenta também estatísticas nacionais, com a evolução dos principais indicadores sobre qual a percentagem de alunos que se mantêm no mesmo curso um ano depois de estarem inscritos, ou a taxa dos que se inscrevem no fundo de desemprego depois de concluído o curso.

Engenharia e cursos técnicos continuam a ser os mais “concorridos” no acesso ao ensino superior
Engenharia e cursos técnicos continuam a ser os mais “concorridos” no acesso ao ensino superior
Ver artigo

A primeira fase dos exames de acesso ao ensino superior começou a 6 de julho e decorre até dia 23 de julho, com resultados afixados a 3 de agosto. A segunda fase foi este ano relegada para setembro devido à pandemia de COVID-19, e decorre de dia 1 a 7 de setembro, com resultados revelados a 16 de setembro.

Também as datas de candidaturas ao concurso nacional de acesso ao Ensino Superior de 2020 tiveram de ser alteradas. A primeira fase decorre de 7 de agosto a 23 de agosto, enquanto a segunda fase só tem inícoo a 28 de setembro, estendendo-se a 9 de outubro. Há ainda uma terceira fase que começa a 22 de outubro e termina no dia 26 de outubro.

Este ano foram abertas 2.370 novas vagas destinadas a alunos das vias profissionalizantes e ensino artístico. Foram criados três consórcios de instituições de Ensino Superior, que asseguram a realização de exames específicos, com vista a dar acesso a estas novas vagas, abrangendo 456 licenciaturas.

Ensino Superior: Há 51.568 vagas na primeira fase de candidaturas
Ensino Superior: Há 51.568 vagas na primeira fase de candidaturas
Ver artigo

Os consórcios integram instituições politécnicas e as universidades dos Açores, Algarve, Évora, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro. Nestes casos as provas específicas realizam-se na semana de 20 a 24 de julho, com datas diferentes para as várias regiões do país.

Com esta medida o Governo pretende alargar a base social de acesso ao Ensino Superior aos alunos que não são provenientes de cursos secundários científico-humanísticos. Atualmente, 45% dos estudantes do ensino secundário frequentam as vias profissionalizantes, mas a sua participação no ensino superior tem-se mantido a um nível muito baixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.