A ESA fez uma parceria com a Nissan para construir um laboratório ambulante todo-o-terreno, capaz de transportar um poderoso telescópio PlaneWave para qualquer local, através do seu atrelado especial. Chama-se Navara Dark Sky e para já ainda é um veículo conceptual, revelado no Hannover Motor Show esta semana.

Tendo como base o Navara, foram adicionadas funcionalidades especiais para ajudar os astrónomos a observar o céu, que desta forma poderão mudar de lugar se as circunstâncias não forem as melhores. O veículo foi construído com base no feedback recolhido dos cientistas e investigadores.

Será possível registar e transmitir informações sempre que necessário. O seu interior é refrigerado para ajudar a estabilizar o equipamento e disponibiliza baterias adicionais para alimentar o hotspot WiFi, uma estação de computador e um transmissor UHF para partilhar dados em qualquer parte do mundo.

O veículo utiliza iluminação vermelha, para não incomodar os investigadores durante as observações. O sistema de condução ProPilot tem em consideração o atrelado quando procura os melhores lugares para estacionar.

A Nissan dá como exemplo a Missão Gaia para explicar como pode ser utilizado o Dark Sky. Com os investigadores a utilizarem o satélite Gaia para descobrir novos corpos celestes e mapear a galáxia, os cientistas necessitam de acompanhar as observações a partir da Terra. Muitas dessas investigações necessitam ser feitas em locais onde o céu seja completamente negro, por norma, em locais remotos e de difícil acesso. O veículo poderá ser uma ajuda muito importante nessas situações.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.