
Chegou este verão ao Brasil o submarino-robô que vai inspecionar a barragem hidroelétrica do Lajeado, no Estado de Tocantis. Chama-se Trimares e foi desenvolvido por portugueses, a quem rendeu um contrato de 1,6 milhões de euros, para os próximos três anos.
O "veículo submarino autónomo" com 1,30 metros de comprimento e 75 quilos, que vai detetar pontos críticos e analisar a morfologia de uma albufeira de 63 mil hectares, foi criado a partir do pequeno robô usado pelas Águas do Oeste para monitorizar a qualidade da água na Lagoa de Óbidos, o Mares.
"Foi do projeto Mares que partiu o nosso conhecimento neste tipo de equipamento. E também foi o Mares que chamou a atenção do cliente", afirmou um dos investigadores responsáveis pelo Trimares, citado numa comunicação à imprensa.
Os projetos são assinados pelo departamento de robótica submarina do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), o Ocean Systems Group, que quer agora desenvolver equipamentos semelhantes para outros clientes internacionais.
Entretanto está já em marcha o fornecimento, "no curto prazo", de um outro veículo, "mais semelhante ao Mares" para uma das empresas que integram o consórcio responsável pela barragem, revelou o INESC.
Também acordado está um projeto com uma universidade brasileira, em que a equipa portuguesa vai fornecer um veículo para que os alunos brasileiros possam ter maior treino em robótica, acrescentou o instituto.
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários