
Durante a noite de ontem, terça-feira, aconteceu mais um fenómeno de Super Lua, ou seja, uma Lua Cheia centrada no perigeu, colocando-a bem próxima da Terra durante a sua órbita. O Observatório Astronómico de Lisboa estima que o satélite tenha aparecido 14% maior e com mais 30% de brilho, na sua colocação a 256.761 quilómetros de distância do nosso planeta.
O fenómeno foi assistido por milhões de curiosos que saíram à rua para tentar a melhor foto. O próximo fenómeno semelhante decorrerá no próximo dia 21 de março e será o último deste ano.
Na galeria poderá encontrar fotografias tiradas no Chipre, Málaga, Turquia, Instambul, China, Estados Unidos Bielorrússia e até Lisboa, em diferentes tonalidades, mas sempre linda e resplandecente.
O Observatório explica que a órbita da Lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. Isso faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra em cada mês lunar (27,3 dias). O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. Sendo a distância média Terra-Lua <dTL>= 384.400 km, o perigeu e apogeu médios ficam a 363 100 e 405 700 quilómetros, respetivamente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários