com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

General Motors quer reimaginar o futuro da mobilidade com o seu primeiro conceito de “carro” voador

O Cadillac eVTOL, a mais recente aposta que a fabricante apresentou na CES 2021, é ainda um conceito, mas, no futuro, promete “deslizar” pelos céus, atingindo velocidades de 90 km/h graças a um motor elétrico: tudo de uma forma autónoma.
General Motors quer reimaginar o futuro da mobilidade com o seu primeiro conceito de “carro” voador
GM

São várias as fabricantes que estão a apostar no desenvolvimento de veículos elétricos aéreos: da Airbus, com o seu protótipo Vahana Alpha One, à Hyundai, com o Uber Air, e, mais recentemente, a Toyota. A norte-americana General Motors (GM) também se rendeu à tendência e, no palco virtual da CES 2021, revelou o seu primeiro conceito de “carro” voador autónomo.

De acordo com Mike Simcoe, designer-chefe da GM, a fabricante de automóveis quer “reimaginar o futuro do transporte pessoal” com o Cadillac eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing). “É um conceito desenhado para um momento em que não perder tempo é essencial e em que a conveniência é tudo”, explica o responsável. Imagine: está no seu escritório e precisa de ir para uma reunião do outro lado da cidade. O eVTOL “vai ter consigo” ao terraço no topo do edifício e leva-o até ao heliporto mais próximo.

Para “deslizar” pelos céus, o veículo aéreo com uma estrutura ultraleve recorre a quatro rotores alimentados por um motor elétrico GM Ultium de 90 kWh, sendo capaz de atingir velocidades de aproximadamente 90 km/h.

Segundo Mike Simcoe, o motor dá também poder aos sistemas de comunicação do Cadillac eVTOL. Uma vez que o veículo é autónomo, o passageiro poderá aproveitar a vista panorâmica sem ter de estar ao “volante”.

Além do seu conceito de “carro” voador, a GM revelou também o Cadillac Halo, um veículo autónomo elétrico. No exterior do automóvel, a fabricante inspirou-se no mesmo design futurista do eVTOL, adicionando-lhe um pouco mais de robustez.

GM | Cadillac Halo | CES 2021
créditos: GM

O Cadillac Halo apresenta um interior espaçoso, pronto para transportar vários passageiros. Além disso, dispõe de sensores biométricos capazes de ler os sinais vitais dos passageiros, ajudando depois a temperatura ou as condições de iluminação para se adaptarem às suas necessidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.