É já hoje que ocorre uma das primeiras Super Luas previstas para 2021, um dos fenómenos que poderá observar no céu noturno ao longo deste mês.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o fenómeno ocorre quando o nosso satélite natural se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

Depois de ter entrado na fase de Lua Cheia pelas 04h32 (hora de Lisboa), a Lua atingirá o perigeu por volta das 16h22, encontrando-se a 357.377, 973 quilómetros da Terra. Já pelas 21h06 será possível ver o satélite natural com uma dimensão aparentemente maior do que o habitual.

A Super Lua estará localizada na constelação de Balança e, acima dela, poderá ver-se o triângulo da Primavera formado pelas estrelas Arcturo, Espiga e Régulo. O OAL indica que no dia 28 a Lua nascerá às 22h25 e vai continuar a parecer maior do que o habitual.

Caso as condições meteorológicas do local onde se encontre não sejam as melhores, sempre poderá assistir à primeira Super Lua do ano na Internet com a ajuda do telescópio virtual do Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália, que o transmitirá através do seu canal de YouTube. Também poderá assistir a uma transmissão do fenómeno feita pelo Slooh, o serviço online de monitorização dos céus, que vai transmitir o evento em direto no seu canal de YouTube.

Recorde-se que a segunda Super Lua de 2021 acontecerá a 26 de maio. No mesmo dia, ocorrerá um Eclipse total da Super Lua por volta do meio-dia, no entanto, a sua observação não será possível, uma vez que acontecerá à luz do dia.

No dia 26 de maio a lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46. Às 10h45 entra na sombra e ficará totalmente coberta pelas 12h10, com o eclipse a atingir o seu máximo cerca de nove minutos depois. A partir das 13h53, a Lua sairá completamente da sombra e a última fase do eclipse terminará às 14h51.

No ano passado aconteceram três Super Luas: a primeira em março, a segunda em abril e a terceira em maio. Vários fotógrafos profissionais e amadores conseguiram captar os fenómenos um pouco por todo o mundo, como poderá ver na galeria de imagens que se segue.

Clique nas imagens para recordar as Super Luas Cheias de 2020

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.