Acabam de passar 33 anos desde que o telescópio espacial Hubble foi lançado pela NASA e pela ESA e nada melhor para celebrar a data do que (mais) uma imagem arrebatadora.

A escolha recaiu sobre a NGC 1333, uma região de formação de estrelas, localizada a aproximadamente 960 anos-luz de distância na nuvem molecular Perseus.

A imagem retrata um exemplo da época em que o Sol e os planetas se formaram dentro de uma nuvem molecular idêntica, há 4,6 mil milhões de anos, explica a equipa responsável pelo Hubble.

E como os recursos imagéticos do telescópio são mais do que muitos, há mais um exemplo das capacidades de captação da ferramenta de observação, representadas na UGC 678, uma galáxia espiral barrada, situada a cerca de 260 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Peixes.

Uma galáxia espiral barrada é uma galáxia espiral com uma banda central de estrelas brilhantes, que se estendem de um lado ao outro. Os braços espirais parecem surgir do final da "barra" mestre, enquanto que nas galáxias espirais parecem surgir do núcleo.

Clique nas imagens para mais detalhes

A barra da UGC 678 está fraca. É visível como um grupo diagonal de estrelas que se estende desde o canto inferior esquerdo até ao canto superior direito, a partir do núcleo da galáxia.

A imagem do Hubble mostra a galáxia com muitos braços estreitos, bem torcidos no centro, mas que divergem em direções diferentes nas extremidades externas. Além disso, também é possível ver em primeiro plano algumas galáxias espirais menores, ao mesmo tempo que numerosas estrelas e galáxias minúsculas preenchem o fundo negro.

Veja o vídeo da NASA que assinala o 33º aniversário do Hubble

Lançado a 24 de abril de 1990, o Hubble continua a ser uma ferramenta vital para os astrónomos. O telescópio espacial fez muitas descobertas nas últimas três décadas, incluindo a primeira evidência direta da matéria escura, a medição da taxa de expansão do universo e a deteção de milhares de exoplanetas orbitando outras estrelas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.