Tal como é habitual, a iFixit desmontou o novo smartphone da Apple para sondar os seus componentes, e sobretudo, para testar a dificuldade de substituição dos mesmos. O equipamento manteve a nota dada ao modelo do ano passado, um positivo 6 em 10, destacando a simplificação do procedimento de substituição da bateria, e mesmo outros componentes são acessíveis de forma independente.

Destaca ainda a facilidade de trocar o ecrã, embora sejam necessárias ferramentas específicas da Apple para aceder ao interior do dispositivo. Por outro lado, se a tampa traseira se partir, será necessário remover cada componente para o novo chassis do dispositivo. Confirma ainda que este é o smartphone mais resistente à água da Apple, mas isso obriga a uso excessivo de adesivos à volta do ecrã, o que atrasa o processo.

Com estas notas em mente, a especialista em reparações fez algumas descobertas curiosas do interior do equipamento. Foi encontrado um conector adicional para bateria, que poderia servir para diferentes coisas. A especialista desconfia que seria para a funcionalidade de recarregamento bilateral, funcionalidade que foi rumor no início do ano para o alinhamento de smartphones da Apple de 2019. Através deste, poderia ser possível carregar os AirPods, por exemplo. A iFixit fez diferentes testes, ligando esse conector, mas não obteve respostas conclusivas, desconfiando que este pode ser utilizado para monitorizar a bateria.

Outra descoberta é que o iPhone 11 Pro utiliza modems da Intel, o que não é verdadeiramente surpreendente, visto que a empresa da maçã e a Qualcomm tiveram uma “feia” batalha judicial, ainda que a tenham resolvida fora dos tribunais. Além disso, a Intel anunciou em abril o abandono da produção de modems 5G, o que levaria a Apple a adquirir essa divisão meses depois.

Por fim, a iFixit descobriu que a Apple promete mais autonomia com pequenos acertos na bateria. Esta é 13 gramas mais pesada que o anterior XS Max, 0,7 mm mais grossa e 4,2 cm cúbicos maior em volume, traduzindo-se em quase cinco horas adicionais de autonomia.

tek ifixit

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.