Telescópios, sondas e satélites, assim como os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) voltaram a apontar lentes ao céu e à Terra em 2024, reafirmando o poder da fotografia em despertar a curiosidade e a consciência sobre o nosso lugar no Universo.

Muitas das imagens deslumbrantes captadas ao longo do ano enriqueceram álbuns icónicos da NASA, como o Image of the Day, Earth Observatory e o Astronomy Picture of the Day.

Com estatuto de novidade ou reconhecimento quanto baste para voltarem a ter as suas imagens partilhadas, os protagonistas cósmicos dos meses de 2024 foram desde luas geladas, a vulcões em erupção, passando por galáxias espirais, mas também “aos pares”, aglomerados globulares, redemoinhos de gelo marinho, nebulosas e auroras boreais quanto baste.

Com o cosmos como pano de fundo, destacaram-se as interações gravitacionais entre galáxias, nebulosas com formas curiosas – como a Cabeça de Cavalo e a Medusa – e o “cometa do século” C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS.

Ainda no domínio cósmico, imagens como a das fases de Vénus, as cores reais de Plutão e auroras boreais a “dançarem” sobre as Montanhas Karkonosze trouxeram poesia visual ao ano.

Na Terra, os satélites captaram momentos de beleza e alerta. Desde as impressionantes tempestades que pintaram o Deserto do Saara de verde, até às cheias em Espanha ou os incêndios na Madeira, cada fenómeno reforçou a importância de entender as dinâmicas do nosso planeta.

A presença humana também se destacou, com imagens que revelaram as marcas da ação do Homem em paisagens antigas e modernas.

Outros registos notáveis incluem vulcões em erupção, redemoinhos de gelo marinho no Ártico e esculturas naturais como as dunas de Erg Chebbi.

Veja na galeria algumas das melhores imagens da Terra e do Espaço de 2024

Encontra todas as imagens da Terra e do Espaço que foram destacadas pela NASA ao longo dos dias de 2024  nas respetivas páginas online Image of the DayEarth Observatory Image of the Day e Astronomy Picture of the Day.